Cidades

Covid-19: São Gonçalo segue na sanitização de ruas

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: São Gonçalo segue na sanitização de ruas
Nesta semana, ao todo, 30 bairros serão visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental em suas motofogs. Foto: Ascom SG

São Gonçalo mantém a sanitização nos bairros e órgãos públicos na cidade na próxima semana. A ação é uma das medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus entre a população. Nesta semana, ao todo, 30 bairros serão visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental em suas motofogs, que liberam o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina e tem a mesma eficácia e tecnologia usada na China. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente.

Apesar de importante, não é a única. A cidade segue com a aceleração da vacinação da população e faz testagem para isolar aqueles que estão contaminados ou com suspeita da doença. Com as ações, o município vem diminuindo o número de internações – tanto em enfermarias quanto em Centro de Tratamento Intensivo (CTI), número de casos e óbitos. 

 A sanitização acontece em todos os dias úteis da semana e também atende os órgãos públicos. A agenda pode sofrer alteração devido ao tempo chuvoso e outras condicionantes, mas os locais são colocados na agenda na semana seguinte. 

Nesta semana, os bairros Engenho do Roçado, Pacheco, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Luzia, Nova Cidade, Maria Paula, Laranjal, Boaçu, Barro Vermelho,  Mutondo, Boa Vista, Sacramento, Brasilândia, Santa Catarina, Alcântara, Jardim Alcântara, Porto da Pedra, Santa Izabel, Rosane, Vila Iara, Vila Lage, Raul Veiga, Vila Três, Mangueira, Parada 40, Almerinda, Galo Branco, Covanca e Fazenda dos Mineiros serão contemplados.

Inseticida

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A aplicação do produto, na semana de 28 de junho a 2 de julho, será nos seguintes bairros: Rocha, Maria Paula, Jardim Nova República, Zé Garoto, Centro, Colubandê, Eliane, Ieda, Marambaia, Barro Vermelho, Fazenda dos Mineiros, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Catarina, Salgueiro, Vista Alegre, Vila Lage e Palmeiras. Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil. 

< Cadela policial encontra drogas no Morro do Estado, em Niterói Fluminense enfrenta Corinthians em São Januário neste domingo <