Cidades
Cracolândia na Zona Sul de Niterói com os dias contados
Em reunião com síndicos do Movimento Rua Segura da Joaquim Távora, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, na noite desta quarta-feira (30) o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização de Gestão, Axel Grael, se comprometeu a dar um ponto final à cracolândia que se instalou no final da via.
No local, conhecido como a "Pedra" misturam-se moradores de rua, viciados em drogas e pedintes. Além do medo, os moradores da importante via, que liga Icaraí a São Francisco, já sofrem com a desvalorização de seus imóveis.
Na carta-ofício entregue ao secretário, os síndicos solicitaram obra que feche o espaço. "Vou pedir um estudo a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) para ver a melhor opção. É uma pequena obra. Vamos resolver." disse Axel Grael.
Perguntado sobre o prazo, o secretário pediu 30 dias para apresentar uma solucão, deixando desde já, agendado um novo encontro com os síndicos e comerciantes do Movimento Rua Segura da Joaquim Távora, que deve acontecer em meados de novembro.
Grael revelou ainda o programa social de prevenção e inclusão dessa população de rua, desenvolvido pela Prefeitura, o Niterói Jovem EcoSocial.
Pelo programa, jovens de 16 a 24 anos, em situação de pobreza, passam a receber bolsa de R$ 700,00 de ajuda de custo.
"Em troca, esses jovens participam de reflorestamento e outras atividades ligadas à defesa do meio ambiente. Mas obrigatoriamente, têm que frequentar a escola. Temos 400 jovens no programa e até o fim do ano abriremos mais 400 vagas", informou o secretário.
O encontro foi realizado em um condomínio da Rua Joaquim Távora. Além de Grael, participaram o Sub Secretário Municipal da Secretaria Executiva, Sr Anderson Pipico; o Delegado da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Dr José Paulo Pires e o Coordenador do Programa Niterói Presente, Major David.
"Estamos honrados e agradecidos pelo secretário Grael aceitar nosso convite, vir até aqui nos ouvir e encaminhar uma solução, quando o normal seria que batêssemos à porta do governo. Agora, é torcer para que a intervenção do poder público dê certo e resgate a tranquilidade de todos nós moradores", afirmou a residente Angela Teixeira.
Teixeira frisou que o intuito da população local é o de sempre estreitar a colaboração e parceria com o Executivo, conforme outras realizações já efetivadas por síndicos e comerciantes da Joaquim Távora.
"Desde que resolvemos nos unir em prol de melhorias e mais segurança, as reivindicações ganharam força e pleitos foram atendidos, sempre com a colaboração mútua", finalizou.
Síndicos e comerciantes do Rua Segura, têm uma nova reunião marcada para esta quinta-feira (31) às 19h30. Na pauta, está a formação de um grupo que deve avaliar e propor medidas para amparar a população em situação de risco que perambula pelas ruas do bairro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!