Doença

Criança de dois anos morre de meningite na Zona Oeste do Rio

Caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde

Doença, especificamente, é prevenível com a vacina Pneumocócica 10 valente
Doença, especificamente, é prevenível com a vacina Pneumocócica 10 valente |  Foto: Divulgação

Uma criança de dois anos morreu nesta quinta-feira (11) após o diagnóstico de meningite pneumocócica, na Zona Oeste do Rio. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

De acordo com a pasta, a criança ficava em uma creche. Após o diagnóstico, equipes foram enviadas ao local para orientar a comunidade escolar acerca da doença, sintomas e formas de prevenção. 

"Cada tipo de meningite requer uma ação epidemiológica específica. A meningite pneumocócica não tem ação de profilaxia com medicamento", informou, em nota, a SMS.

O órgão ressaltou a importância de manter o esquema vacinal das crianças e adolescentes em dia. Eles acrescentaram que as vacinas que previnem casos da doença estão disponíveis nas mais de 236 unidades de saúde da cidade. Além de fazer parte da Campanha de Multivacinação, que teve início na última segunda-feira (8).

Órgão ressaltou a importância de manter o esquema vacinal das crianças e adolescentes em dia
 

A meningite pneumocócica, especificamente, é prevenível com a vacina Pneumocócica 10 valente, cuja aplicação de rotina é feita em crianças antes de completar o primeiro ano de vida.

Transmissão

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato próximo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

Sintomas

Crianças acima de 9 meses e/ou adultos com febre, cefaleia, vômitos, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea, convulsão, sufusões hemorrágicas (petéquias) e torpor. Em crianças abaixo de 9 meses observar também irritabilidade (choro persistente) ou abaulamento de fontanela. 

< 'Era o xodó dos pais', diz madrasta de mulher morta na Baixada Riotur inicia o cadastro dos blocos de rua para Carnaval 2023 <