Cidades

Criança morre sob suspeita de meningite em Saquarema

Aulas foram suspensas na creche. Foto: Street View/Google Maps

Uma criança de apenas 2 anos, suspeita de meningite bacteriana, morreu no último sábado (5), no bairro de Jaconé, em Saquarema. A vítima era matriculada na Creche Municipal Renascer Victoria Azeredo da Silva, que suspendeu as aulas nesta segunda (7) para adotar os procedimentos em caso de contaminação, segundo a unidade.

De acordo com a unidade escolar, um encontro foi marcado com responsáveis, na tarde desta segunda-feira, na escola vizinha, E.M. Carlos Vanderson, para esclarecer dúvidas sobre o caso.

Em seu perfil pela rede social, a unidade prestou os esclarecimentos:

'Prezados pais e responsáveis, tendo em vista a confirmação da bactéria que levou a óbito nosso aluno da Creche II, registro de Meningite Bacteriana comunico que providências estão sendo tomadas visando preservar a saúde e o bem estar dos nossos alunos e a tranquilidade dos senhores. Entramos em contato com a Secretaria de Educação que notificou a Secretaria de Saúde'.

nota da unidade escolar

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) informa que colabora com a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema com apoio técnico necessário em relação ao caso suspeito de meningite bacteriana. Informa ainda que, diante do ocorrido, orientou a Prefeitura a realizar a quimioprofilaxia, bem como a coleta de amostra para exame laboratorial.

A SVS informa que, este ano, o estado do Rio registrou 91 ocorrências da doença no Rio de Janeiro.

Meningite

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de 5 anos. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

Ainda de acordo com o Ministério, a meningite é considerada uma doença endêmica no Brasil e a ocorrência da doença, de forma bacteriana, é mais comum no outono-inverno. Nesses casos, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta).

< Prefeitura anuncia licitação para reforma da Concha Acústica Começam as ações pelo Outubro Rosa em Maricá <