Segurança
Crianças terão pulseiras de identificação no Ano-Novo de Copacabana
Objetivo é prevenir e evitar casos de menores perdidos
Guardas municipais que atuarão na Operação réveillon da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vão distribuir pulseiras de identificação para crianças que participarão do espetáculo de fim de ano em Copacabana, na Zona Sul da cidade, no dia 31.
O objetivo é prevenir e evitar casos de crianças perdidas e também conscientizar os responsáveis sobre a importância de adotar medidas de segurança em grandes eventos.
As pulseiras estarão disponíveis com o efetivo em 33 barreiras espalhadas na orla de Copacabana, na altura da Av. Francisco Otaviano, até o Leme. Os responsáveis poderão se dirigir às viaturas e solicitar a identificação. As pulseiras são impermeáveis, coloridas e levam o nome da criança e telefone de contato do seu responsável, a fim de localizar os pais caso percam o filho na praia.
A estratégia também é utilizada diariamente pelos guardas do Subgrupamento de Operações de Praia (SGOP), nas areias, e ajuda a agilizar a localização dos pais quando há crianças perdidas, evitando a necessidade de acionar o Conselho Tutelar. O serviço na faixa de areia também estará disponível.
Sobre a operação para o réveillon - O esquema especial para celebrar o réveillon de 2023 contará com o emprego de 1.517 agentes da Seop e da GM-Rio em ações de ordenamento urbano, de trânsito, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão à queima de fogos.
O efetivo atuará em turnos, a partir das 7h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro. Do total de agentes, 355 serão empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito.
O esquema contará com apoio de 124 viaturas, entre carros e motos, dez reboques, além dos agentes terem a sua disposição radiocomunicadores, smartphones adquiridos recentemente e pistolas de eletrochoque.
Somente nas ações de ordenamento urbano e com foco no bem-estar e segurança dos cidadãos serão 95 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso do bairro de Copacabana, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também ocorrerá o patrulhamento motorizado na Enseada de Botafogo, onde haverá estacionamento para os ônibus.
A Seop vai contar com oito bases de apoio pelo bairro de Copacabana, sendo uma fixa, e as demais com carros ou motos de apoio, além do patrulhamento ostensivo do Forte de Copacabana até o Leme. A equipe da secretaria vai coibir os ambulantes e carros estacionados de forma irregular, para proporcionar maior fluidez nas ruas e calçadas do bairro, fiscalizar os ambulantes fixos nas faixas de areia, remover veículos piratas, realizar o atendimento às pessoas em situação de rua, além de manter a ordem e segurança dos passageiros nas viagens de BRT com destino às praias.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!