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Curso preparatório para concursos é multado por chamar consumidor de burro

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|  Foto: Pedro Conforte
O curso online terá que pagar mais de 30 mil reais de multa. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

O Procon do Rio de Janeiro, multou a empresa Estratégia Concursos nesta sexta-feira (2) após julgar abusiva a campanha publicitária denominada “Semana Especial de Combate à Burrice”, em que encaminhou e-mails aos consumidores sob o título “Você é burro”.

O conteúdo publicitário fere a vulnerabilidade do consumidor, ofendendo valores éticos da sociedade e direitos fundamentais do indivíduo. Segundo o órgão, o termo “burro” foi utilizado de forma ofensiva e desrespeitosa.

O processo foi iniciado após a instauração de ato sancionatório no segundo semestre de 2019,  quando a campanha foi veiculada, após receber denúncia de consumidor. A mensagem publicitária continha trechos como: “Enquanto você ainda não se predispõe a sentar para estudar sério, fica com a impressão de que é apenas preguiçoso, desmotivado, desinteressado e outros adjetivos relacionados à falta de vontade nos estudos. Mas, quando já está conseguindo ter forças para estudar, algo ainda pior pode acontecer: você percebe que é burro!”.

Após a apresentação de defesa pelo fornecedor e os trâmites legais, foi aplicada a multa de R$30.435,56, devido à violação ao Código de Defesa do Consumidor que veda a prática de publicidade abusiva. A empresa tem 15 dias para recorrer da decisão.

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