Lazer
De cachoeira à casa de Garrincha: os encantos de Pau Grande
ENFOCO mostra o que faz todo mundo amar o bairro de Magé
Vai além de um simples letreiro que viralizou na internet. Pau Grande, distrito de Magé, na Baixada Fluminense, abriga atrativos curiosos como a Casa de Mané Garrincha, a Igreja de Sant'Anna, o Campo de Pau Grande, e a cachoeira.
O bairro é um destino de lazer. Uma feira de artesanato ocorre todo segundo domingo do mês na Praça de Pau Grande com artesãos locais. Na Praça Montese, em frente à centenária Igreja de Sant'Anna, existe um amplo espaço gramado para realizar desde piqueniques até ensaios fotográficos. Para quem busca conexão com a natureza, o bairro possui uma linda cachoeira inserida em uma grande área verde. Para conhecer melhor a cultura local, o visitante não pode deixar de visitar alguns atrativos turísticos como a Igreja Sant'Anna, o Campo de Pau Grande e a Casa de Mané Garrincha.
Na praça de Pau Grande o visitante pode encontrar um toten e um busto em homenagem ao jogador Mané Garrincha, que cresceu no bairro, e ainda pode tirar uma foto em frente ao chafariz junto ao letreiro que diz 'Eu amo Pau Grande'. O bairro familiar é para quem busca lazer e conexão com a natureza. Para conhecer melhor os progamas culturais do local, o turista não pode perder alguns lugares. Aqui vai uma lista de algumas paradas obrigatórias.
Esporte Clube Pau Grande
O Esporte Clube Pau Grande foi um dos times que Mané Garrincha defendeu. O time de sua terra natal não poderia deixar de honrá-lo em sua sala de troféus.
Cachoeira
A cachoeira de Pau Grande é um atrativo natural altamente frequentado pelos moradores do bairro e por visitantes de diversos locais. De águas cristalinas e poços de diversas profundidades, proporcionando lazer para todas as idades, a cachoeira é cercada por árvores que proporcionam uma experiência imersiva na natureza.
Casa do Mané Garrincha
A casa do ícone do futebol brasileiro Mané Garrincha fica a poucos metros da praça central do bairro. Infelizmente não está aberta à visitação, pois familiares residem no local. No entanto, não tem como se perder, a casa conta com uma ilustração do próprio atleta em sua fachada, ou seja, parada certa para garantir aquela foto.
Igreja de Sant'Anna
Ainda no centro, a Igreja de Sant'Anna possui uma arquitetura neogótica e é um dos locais mais frequentados da cidade. Inclusive foi o local escolhido para batizar Mané Garrincha. Mas outra coisa que leva felicidade para o distrito é a festa que comemora o dia da padroeira do lugar, Sant'Anna. A comemoração é uma tradição do bairro e começa uma semana antes do dia da santa, dia 26 de julho.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!