Cidades

Detran abre 8 mil vagas para serviços de habilitação

Imagem ilustrativa da imagem Detran abre 8 mil vagas para serviços de habilitação
Em sete dias, 40 postos voltam a atender a população. Foto: Alexandre Simonini

O Detran do Rio montou mais uma força-tarefa de atendimento e reabriu, no último sábado (7), 17 unidades oferecendo 5 mil vagas para os serviços de habilitação. Para o próximo sábado (14), outras 23 unidades serão abertas e 8 mil vagas serão oferecidas para habilitação.

“Até o fim do mês queremos reabrir todas unidades que ainda estavam fechadas desde o início da pandemia. Também vamos continuar com os mutirões, enquanto houver a demanda represada dos meses sem serviços por causa da pandemia”, afirmou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

A ação deste sábado (7) marcou a última etapa de retomada do Detran que reabrirá todas as unidades de habilitação no estado do Rio até o fim deste mês. No total, serão reabertos os 98 postos de atendimento deste serviço. Neste sábado, os postos reabertos foram distribuídos em seis bairros da capital e outras 12 cidades espalhadas pelo Estado. A cada semana de novembro, sempre cumprindo os protocolos de saúde da pandemia, outros postos serão reabertos.

Com a reabertura no sábado (7) voltaram a funcionar com todos os serviços as unidades da capital: Aerotown (Barra da Tijuca), Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), West Shopping (Campo Grande), Shopping Penha e Gávea; e no restante do estado, nos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos, Itaboraí, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Três Rios, Macaé e Volta Redonda.

Já no sábado (14), na capital e região metropolitana serão reabertos os postos de: Cantagalo, Centro, Guadalupe (Shopping Guadalupe), Ilha do Governador, Irajá (Shopping via Brasil), Magé, Mesquita, Paracambi, Rio Bonito, São Gonçalo (Neves) e Sulacap Shopping. E no interior serão os postos de: Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jesus de Itabapoana, Itaguaí, Itaocara, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Resende, Teresópolis e Vassouras.

Entre os serviços disponíveis estão renovação da carteira de motorista, primeira e segunda via de CNH; adição e mudança de categoria; troca da permissão pela definitiva; e alteração de dados com inclusão de atividade remunerada. Durante a semana, as unidades funcionam das 8h às 17h. Nos sábados, dia dos mutirões, os trabalhos abrem às 10h e encerram às 17h.

Neste sábado (7) foi realizado o quarto mutirão em apenas um mês de força-tarefa. O objetivo é zerar a demanda represada durante os meses de fechamento dos postos na pandemia. O esforço permitiu que mais de onze mil pessoas fossem atendidas em vagas extras somente aos sábados.

“Nosso objetivo é servir bem à população e ampliaremos os mutirões se, no fim de novembro, identificarmos que a demanda acumulada na pandemia permanece”, frisou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Nubia Castro Machado, de 28 anos, concorda. Ela estava tentando o serviço nos dias úteis e conseguiu fazer a habilitação no mutirão.

“Muitos locais de trabalho solicitam que a pessoa saiba dirigir. Por isso, vim fazer. Atendimento foi rápido. Tudo maravilhoso”, afirmou.

Os serviços do Detran ainda precisam de agendamento, tanto nos mutirões quanto nos dias úteis, para evitar aglomeração nos postos. O agendamento é feito sempre pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, ou pelo site. O agendamento para o mutirão abre sempre às quintas-feiras. É importante não levar acompanhante para os postos, a não ser que seja extremamente necessário para o usuário do serviço.

Gabriel Gusmão, de 18 anos e estudante, desejava muito tirar a carteira de habilitação para andar em veículo próprio com mais segurança na pandemia. Então, ligou para fazer o serviço no mutirão. “Fui muito bem instruído sobre onde pegar a ficha e as outras etapas do processo. E o atendimento também foi todo rápido. Cheguei mais cedo e ainda adiantaram o meu serviço”, contou satisfeito.

Fonte: Detran.Rj

< Após derrota, Botafogo aguarda por Ramón Díaz Odair chama responsabilidade após derrota e já pensa no Palmeiras <