Cidades

Detran ganha arte mural no Rio no encerramento da campanha Maio Amarelo

Imagem ilustrativa da imagem Detran ganha arte mural no Rio no encerramento da campanha Maio Amarelo
Painel foi pintado por artista carioca e terminou nesta sexta-feira (28). Foto: Vítor Soares

A campanha Maio Amarelo, com atenção para a prevenção de acidentes no trânsito, promovida pelo Detran-RJ terminou nesta sexta-feira (28) com a contribuição do artista carioca, Cazé. Quem for à unidade acessível do órgão, na Francisco Bicalho, em São Cristóvão, vai se deparar com um painel ilustrado mostrando o cotidiano no trânsito da cidade.

A unidade recém-inaugurada é especializada no atendimento a pessoas com deficiência. Chamado agora de Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, o local oferece serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

Segundo o Detran, a ideia do grafite é aproveitar a arte e a sensibilidade de Cazé e trazer à tona o debate sobre questões importantes como as de pessoas com deficiência e suas necessidades.

Mensagens de inclusão e responsabilidade fazem parte do projeto. Foto: Vítor Soares

“Aproveitei cenas do cotidiano na arquitetura do trânsito por meio de elementos gráficos, mostrei as necessidades desses cidadãos, que muitas vezes acabam esquecidos no dia a dia. É um painel pela educação, como um todo, e pela educação no trânsito”

Cazé

O conceito #VaiNaResponsa, escolhido pelo departamento para o Maio Amarelo deste ano, foi seguido também na ação de arte urbana, dialogando com o jeito de falar descontraído da população fluminense e sintetizando a responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo. A campanha, que conta com dois filmes, ainda está presente nas TVs, em rádios, e nas mídias ‘out of home’ (OOH), que são os canais não convencionais de veiculação, como metrô e ônibus.

Em 2020, mesmo com a pandemia e o pouco fluxo de automóveis nas ruas e rodovias do Estado, mais de 19 mil pessoas foram vítimas em cerca de 15 mil acidentes de trânsito. Segundo números do Censo de 2010, 25% do total da população de todo o Estado apresenta algum tipo de deficiência – muitas vezes sequelas desses acidentes.

“É uma parcela da população que não pode ser esquecida e que merece atenção especial. Por meio da arte e da Educação no Trânsito, o Detran quer lembrar a sociedade de que precisamos dar acessibilidade a todos”, diz o presidente do departamento, Adolfo Konder.

Oficina gratuitas

O Detran-RJ também promove oficinas criativas gratuitas de arte urbana no posto da Avenida Francisco Bicalho. As oficinas terão como objetivo promover a especialização do trabalho artístico para jovens e ficarão a cargo do grupo que idealizou e executou o projeto Rua Walls, no qual 18 artistas foram reunidos para pintar 1,5 km da Avenida Rodrigues Alves, no Porto do Rio. Segundo eles mesmos definem, são ‘muros que encurtam a distância para deixar um legado melhor’.

Cazé

Fernando Sawaya, o Cazé foi o artista responsável pela produção do painel na unidade. Foto: Rede Social

Uma das personalidades já retratadas por Cazé foi o líder da Revolta da Chibata, João Cândido, para quem o artista pintou um painel na casa onde ele morou, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. E onde até hoje mora o filho Candinho, de 83 anos.

Além dele, o artista urbano Cazé (@cazearte) pintou outros nove painéis a céu aberto para o projeto Negro Muro, no qual retrata artistas e líderes negros em seus bairros de origem. Entre eles: Elza Soares, no bairro de Água Santa; Clementina de Jesus, no Engenho Novo; e Lima Barreto, no Méier. Todos em bairros da Zona Norte da Cidade do Rio.

A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, na data de 11 de maio de 2011. O laço amarelo, símbolo da campanha, tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a questão da saúde, já que os acidentes de trânsito já são considerados, também, uma epidemia da sociedade moderna.

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Brasil registra 16,4 milhões de casos confirmados da Covid-19 Sextou com tiros, prisões e fuzil apreendido em São Gonçalo <