Cidades
Detran inaugura posto exclusivo para pessoas com deficiência no Rio
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio inaugurou, na manhã desta sexta-feira (14), uma unidade voltada para atender exclusivamente a população com deficiência e dificuldade de locomoção.
A unidade, localizada na avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio, passou por uma reforma e foi todo adaptado para receber este público. O novo local vai se chamar Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, e serão oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.
O departamento vai contar ainda com uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que será responsável pelo atendimento às pessoas com deficiência. Vão estar disponíveis, entre outros serviços, o acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento, encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho.
A expectativa é que, em breve, a iniciativa se estenda a todos os 92 municípios do estado. O governador do Rio, Cláudio Castro, esteve na cerimônia de inauguração do novo posto. Para ele, a causa sobre as pessoas com deficiência, aos poucos, vai entrando na pauta dos governantes.
"É um trabalho de união entre o governo e a Alerj. Quando comecei na política ninguém falava em acessibilidade. É uma luta. O nosso Detran é acessível pra todos, tendo ou não deficiência. Eles são guerreiros, porque se adaptam. Este é um local para eles, que merecem respeito. Ainda temos muito a fazer".
Cláudio Castro, governador do Rio
Adolfo Konder, presidente do Detran, comemorou a inciativa de organizar o primeiro posto exclusivo para a população com deficiência.
"O governador me deu missões para organizar o Detran. Temos vencido desafios internos para avançar com esses e outros serviços. Este é o único posto do Detran exclusivo pra pessoas com deficiência no Brasil. Ouvimos as pessoas com deficiência e, hoje [14], isso aqui é um marco. A gente poder ter esse espaço para atender essas pessoas é poder atender o cidadão do estado do Rio".
Adolfo Konder, presidente do Detran
Um mural de grafite será feito por artistas dentro da unidade e o presidente do órgão adiantou que os serviços da identidade digital serão lançados em breve.
Aliados
O evento de inauguração do Detran também contou com a presença de deputados da bancada estadual e federal do Rio. Alguns políticos e aliados do governador Cláudio Castro estiveram presentes na cerimônia. Entre eles, o deputado federal, Altineu Côrtes (MDB) que lembrou da morte do ex-deputado e presidente da Alerj, Jorge Picciani.
"Hoje é um dia triste no nosso estado. Recebi com muita tristeza sobre o falecimento do grande amigo, presidente Jorge Picciani", comentou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!