Cidades

Detran oferece emissão de identidade gratuita

O programa Detran Presente estará em Niterói no próximo sábado (23). O mutirão de serviços estará no Caminho Niemeyer, no centro, das 9h às 16h. Esta será a 17ª edição do programa, que contará com mais de 150 funcionários no atendimento à população. Os agendamentos já podem ser feitos através do site www.detran.rj.gov.br.

Entre os principais serviços estão a emissão de carteira de identidade, a renovação da carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.

Para emissão da carteira de identificação, o cidadão não precisa fazer agendamento, basta ir ao Detran Presente com uma certidão original: nascimento ou casamento. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA no valor de R$36,09. Os participantes podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa com a Defensoria Pública - que estará no evento. Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade.

Um dos destaques do mutirão é o curso gratuito de mecânica. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros. O curso terá duração de três horas e será ministrado das 10h às 13h.

Outros serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.

Haverá também ações educativas para os participantes. O endereço do Caminho Niemeyer é Rua Professor Plinio Leite, s/nº, próximo ao Teatro Popular Oscar Niemeyer, no centro de Niterói.

< Dor e comoção no enterro da técnica judiciária morta em Icaraí Policial militar é baleado em tentativa de assalto na Niterói-Manilha <