Rainha do Mar

Devotos celebram o Dia de Iemanjá na cidade do Rio

Cortejo passou por vários pontos da região central da cidade

O cortejo passou por alguns pontos da cidade
O cortejo passou por alguns pontos da cidade |  Foto: Reprodução
 

Centenas de fiéis das religiões de matrizes africanas celebraram, na manhã desta quinta-feira (2), o Dia de Iemanjá. O público se reuniu em pontos específicos da cidade do Rio para prestar homenagens à orixá conhecida como Rainha do Mar. 

Iemanjá é conhecida ainda como Dandalunda, Inaê, Janaína, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar e outros nomes, dependendo da religião. É, no entanto, a mãe de todas as cabeças, segundo as religiões de matrizes africanas. A palavra Iemanjá significa mãe cujos filhos são peixes, tendo profunda relação com a coletividade.

Na religião católica, é conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes, cujo dia em sua homenagem também é celebrado no dia 2 de fevereiro. 

  

O cortejo passou pelo Cais do Valongo, que  foi o porto que mais recebeu homens e mulheres escravizados no mundo. Os escravizados integraram a base de toda ritualística da Umbanda e do Candomblé.  A homenagem também aconteceu na Praça Mauá e na Praça XV, que ficam na região central do Rio. 

< Portal pede informações de suspeito de assassinar jovem em Maricá Familiares procuram por jovem desaparecido em São Gonçalo <