Cidades
Dia D contra o sarampo movimenta postos de saúde em Niterói
A manhã deste sábado (19) foi de movimentação em unidades de saúde de Niterói no Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. A iniciativa é uma estratégia que visa intensificar a imunização na faixa etária de 6 a 11 meses, bem como a atualização seletiva da caderneta de vacinação de crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 50% das crianças que compareceram nas unidades estavam com as vacinas em dia.
“Os pais e jovens tem que verificar a caderneta de vacinação, se tiver alguma dúvida podem ir até uma unidade para saber se estão com o esquema vacinal adequado, isso é muito importante, se não tiver tem que vacinar. A vacina que nós temos na rede do SUS é segura, e de boa qualidade, já os profissionais que aplicam a vacinação, são altamente gabaritados”, disse Maria Célia Vasconcellos, secretária de Saúde.
Maria Célia informou ainda que a vacina está disponível nos dias de semana.
“A vacina está permanentemente disponível de segunda à sexta, de 8h às 17h nas unidades. O sarampo é uma doença gravíssima. Nós temos que vacinar massivamente. As pessoas que não tomaram a vacina podem se vacinar”, disse.
Para Diogo Barros, 36 anos, que declarou ter costume de levar seus filhos para vacinar, a campanha é muito importante.
“Sempre tenho o costume de levar meus filhos para serem vacinados, hoje trouxe o pequeno de um ano, porque a mais velha de seis anos, já está com a vacinação em dia”, disse.
Moradora de Icaraí, Maria Cristina não perdeu tempo e garantiu a imunidade da filha de 8 meses.
“Lá em casa todos os meus filhos são vacinados, a vacinação é boa porque evita doenças”, disse.
Foram mobilizados mais de 500 profissionais da Fundação Municipal de Saúde que estão realizando o atendimento em todas as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 25 de outubro.
Salas de vacina
Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes – Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa – Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva – Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto e Policlínica de Piratininga, Rua Marcolino Gomes Candau, 111, em Piratininga.
Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Baldeador.
Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF) – Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!