Cidades

Dia D: deficientes ganham prioridade no Detran

Imagem ilustrativa da imagem Dia D: deficientes ganham prioridade no Detran
Dia D aconteceu nesta sexta-feira (2). Foto: Divulgação/ Detran

Nesta sexta-feira (2), o Detran do Rio promoveu mais um dia de inclusão a pessoas com deficiência (PCD). O Dia D, dedicado ao atendimento do público PCD, disponibilizou mais acessibilidade para quem precisava realizar serviços de identidade, habilitação ou regularização de veículos.

Um dos pontos de atendimento do Dia D foi o posto Detran Acessível, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio. Além dos serviços disponibilizados pelo departamento, foi possível também fazer a inscrição no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece a primeira habilitação gratuita aos PCDs.

“O Dia D é sempre um dia especial para todo o Detran. É o dia em que a pessoa com deficiência tem prioridade em todos os serviços oferecidos pelo órgão. Nossa gestão tem um olhar especial para as pessoas com deficiência. Este posto foi totalmente reformado e adaptado para oferecer um atendimento de qualidade ao PCD”, explicou o presidente do Detran do Rio, Adolfo Konder.

Durante o dia, o departamento também disponibilizou o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis.

“Além do atendimento nas unidades, realizamos uma aula sobre mecânica, na nossa Escola Pública de Trânsito. As ações educativas devem ser inclusivas e acessíveis para todos os públicos”, ressaltou o coodenador de Educação para o Trânsito do Detran, Rodrigo Varejão.

Logo pela manhã, o atleta paralímpico de basquete, Valmir Silvestre, de 49 anos, foi fazer a segunda via da identidade. “É muito bom ter um local acessível para que o PCD consiga fazer os serviços. Fui muito bem atendido”, disse.

“Além do Posto Detran Acessível, outras unidades e Ciretrans também ofereceram atendimento especial ao PCD. O Dia D é um olhar atento aos questionamentos dos usuários e funcionários para deixar o departamento cada vez mais acessível”, relatou o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do Detran, Alex Pereira.

< Expectativa de aumento do PIB industrial é de 6,9% no Brasil Maricá entrega cestas básicas e kits de higiene nas escolas municipais <