Amor no ar

Dia dos Namorados! Casais dão dicas para um relacionamento longo

Lições de união e cumplicidade para uma vida a dois

Experientes, ensinam aos mais jovens sobre permanecer mesmo em tempos de dificuldades
Experientes, ensinam aos mais jovens sobre permanecer mesmo em tempos de dificuldades |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Com o Dia dos Namorados neste domingo (12), casais mais experientes contaram ao ENFOCO dicas de como manter um relacionamento duradouro regado a muita cumplicidade. Para superar as adversidades, eles deram verdadeiras lições sobre como manter a chama do amor acesa. 

Para o casal Gilcineia Carvalho, 72, e Joel da Silva, 78, juntos há meio século, o amor é compreensão. Já para Ivana Ribeiro, 59, e Nelson Ribeiro, 60, juntos há 35 anos - a amizade é um ponto essencial para o relacionamento.

O primeiro par completou 51 anos de matrimônio, no último dia 8 de maio. O casamento resultou em filhos e netos. A promessa 'na saúde e na doença', feita pelos pombinhos no altar, segue na ativa. E é pra sempre.

No mês passado, por exemplo, Joel precisou ficar internado por dias na UTI de um hospital do Rio, após problemas no coração. Apesar das limitações, Gilcineia se mostrou disponível para cuidar do amado.

Foi muito difícil ter que deixar ele no hospital, mas todos os dias eu ia lá no Rio visitar ele Gilcineia Carvalho, aposentada
   

Brigas são comuns e até essenciais na avaliação do casal. Eles dizem que os conflitos pontuais são até responsáveis por reacender a chama do amor.

"Briga de casal é normal. Acho que isso ajuda até a aproximar a gente. Briga e quando volta fica melhor", brinca Joel. 

Por longos anos, Joel trabalhou embarcado à serviço da Marinha do Brasil. Mas havia jeito para tudo: cartas e telefonemas, por exemplo, não faltavam à amada.

Experientes, ensinam aos mais jovens sobre permanecer mesmo em tempos de dificuldades. "Não é porque brigou hoje que vai separar amanhã", alerta Gilcineia.

  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
  • Dia dos Namorados
    Dia dos Namorados
Enfoco
  

TERAPIA DE CASAIS

Na avaliação da psicóloga clínica Larissa Toledo, da Universidade São Marcos (SP), o maior desafio dos casais, hoje, é a falta de comunicação plena. 

"Muitos casais trocam informações, mas não conversam. Um não sabe o sonho do outro, a expectativa em relação a vida, a carreira. Muitas vezes eles vêm por conta de uma traição, muitas brigas, ou divergência muito grande e por trás de tudo isso sempre falha ou falta da comunicação", conta a especialista em relacionamentos.

Com base nos atendimentos da 'Terapia de Casais' que realiza, a psicóloga ensina que é muito importante os dois separarem um tempo para boas conversas, e até mesmo ouvir uma boa música ou escolher um ótimo cardápio em um momento a sós.

"Colocar uma música, comer alguma coisinha, aquele olho no olho, escutar o outro, tentando compreender o que ele (a) está dizendo, conseguir ser ouvido e compreendido é o segredo para um casamento feliz e duradouro", conta.

paciência

Os aposentados Maria da Penha, 81, e Delson Azevedo, 84, juntos há 65 anos, contam que o segredo para o relacionamento é a paciência. 

Tem que ter paciência, não adianta um bater de frente com o outro, se não dá ruim Delson Azevedo, aposentado
 

Maria da Penha contou, ainda, que o amor dos dois foi a primeira vista. Ela afirma que eles ficarão juntos para sempre. 

"Eu ficava na janela olhando ele passar e falava 'broto dos outros', e ele respondia 'posso ser seu se quiser', ele sempre quis me namorar", lembrou.

Fruto do amor do casal nasceram cinco filhos, que resultaram no total de 12 netos. Uma curiosidade é que um dos filhos, o Nelson Ribeiro, segue os passos dos pais com um casamento que dura 35 anos.

Hoje com 60 anos, Nelson e sua esposa Ivana Ribeiro, de 59, além da paciência, relataram que a comunicação entre ambas as partes é primordial para o casal.

A gente conversa sobre tudo, um não faz nada sem falar com o outro, sem pedir a opinião do outro Ivana Ribeiro,
  

Em relação às brigas de casal, Nelson afirmou que eles já se entendem no olhar. Ivana, por sua vez, revelou a tática do marido para evitar estresses.

"Quando eu começo a reclamar muito, ele diz que vai no mercado, some umas horinhas e depois volta, mas a gente não guarda mágoa, não somos de ficar muito tempo sem nos falar, nunca ficamos um dia inteiro brigados", contou.

O casal reforçou que além do amor, é preciso nutrir uma amizade e muito companheirismo para manter um relacionamento.

Divórcios

O Brasil registrou mais de 17 mil divórcios somente nos primeiros meses de 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil, que reúne mais de 9 mil tabeliães.

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Com a pandemia de Covid-19, o registro de separações extrajudiciais precisou ser adaptado e por isso foi criado o e-Notariado.

< Mais de 60 pessoas são detidas em bingo clandestino na Zona Norte Criança de 6 anos morre após cair do 12º andar. Pai é preso <