Cidades

Dia Nacional do Ciclista é comemorado, mas ainda faltam investimentos em Niterói

Neste domingo, 19 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional do Ciclista. Em Niterói existe a Lei Municipal Nº 2.832, que de acordo com o Art. 1º, trata-se do Estatuto da Bicicleta, cujo objetivo é estimular a utilização segura da bike, inclusive dos modelos elétricos, como veículo de transporte capaz de atender às demandas de descolamento da população.

A norma, que não é nova - promulgada em 14 de maio de 2011 -, é de autoria do vereador Felipe Peixoto. Uma das muitas exigências da Lei é a disponibilização de bicicletário ou espaço seguro para deixar as bicicletas em diversos pontos da cidade, como aborda a Seção III - Art. 9º. As edificações comerciais coletivas, ou seja, os shoppings, são um desses locais. No entanto, nem todos os empreendimentos cumprem o Estatuto.

Em 2013, a prefeitura criou o programa Niterói de Bicicleta com a finalidade de responder aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de maneira mais ampla, à qualidade do espaço urbano da cidade, estimulando a cultura cicloviária.

< Vagas para trainees nas Lojas Americanas Marcos Ariel e Marvio Ciribelli, juntos, no Municipal de Niterói <