Cidades

Dia nacional do doador de órgãos é celebrado em hospital de São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Dia nacional do doador de órgãos é celebrado em hospital de São Gonçalo
Espaço foi criado com objetivo de representar a coragem da família pela escolha da doação. Foto: divulgação

O Jardim do Doador do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, recebeu homenagens, nesta segunda-feira (27), para marcar o Dia Nacional do Doador de Órgãos. No espaço, criado com objetivo de representar a coragem da família pela escolha da doação, é plantada uma muda de jasmim, que significa o órgão vivo que foi transplantado no receptor, que vai crescer e perfumar o ambiente. Em comemoração ao Setembro Verde, os jardins do hospital também ganharam iluminação especial.  

Com mais de 150 mudas de jasmim plantadas, o espaço recebeu neste domingo a família do Rafael Calazans, de 22 anos, que morreu em julho vítima de acidente de moto em Cachoeiras de Macacu. Bastante emocionado e ao lado de amigos e familiares, o pai do estudante, o operador de máquinas Gerônimo Calazans, de 49, falou sobre o momento da doação. 

"Depois da confirmação da morte cerebral do meu filho, a equipe do hospital nos apresentou o projeto de doação de órgãos. Ouvimos, avaliamos e temos a certeza que tomamos a melhor decisão. Hoje estamos aqui homenageando o Rafael, fazendo o plantio do jasmim que o simboliza", garantiu. 

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Heat, responsável por identificar potenciais doadores e promover o suporte, organizando todo o processo de captação de órgãos no hospital em parceria com a Central de Transplante do Estado, conseguiu captar fígado, rins, pâncreas, tecidos e coração do Rafael Calazans. 

Em outro espaço do jardim, no mesmo dia, estava a família do Pedro Henrique, de 17 anos, que também morreu vítima de acidente de moto. Mãe, irmãs e amigos foram até o local cuidar do jasmim, plantado dias após a captação dos pulmões, córneas, rins, intestinos, pele, pâncreas e coração do jovem. "Meu filho tinha uma missão neste mundo. Acredito nisso. Nos deixou para salvar muitas outras vidas", disse a mãe Renata Oliveira Leitão. 

Uma verdadeira força-tarefa é montada no hospital nos dias de captação. Quando um potencial doador é identificado e a equipe médica visualiza a doação de órgãos cuja captação e transporte tem que ser feito em até quatro horas, como o coração, a equipe do CIHDOTT aciona a Central Estadual de Transplantes, que envia helicóptero e até batedores da Polícia Militar para que o paciente que está do outro lado receba o transplante no tempo certo.  

Este ano, a equipe do CIHDOTT do Hospital Alberto Torres realizou 48 notificações, com 17 doações e 43 órgãos captados, entre eles, coração, córneas, tecido e ossos, beneficiando cerca de 150 pessoas. A captação de órgãos teve uma queda gradativa no ano passado devido à pandemia do Coronavírus.  

O Hospital Estadual Alberto Torres, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), está entre as primeiras unidades do estado do Rio em captação de órgãos. O Heat é uma unidade de urgência e emergência, especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas.  A captação de órgãos na unidade, no último ano, foi prejudicada devido a pandemia do Coronavírus.  

Homenagem 

A Câmara Municipal de São Gonçalo homenageou na manhã desta segunda-feira os integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), com Moção de Aplausos, no Jardim do Doador de Órgãos da unidade.

Assinada pelo vereador Alexandre Gomes (PV), o parlamentar homenageou médicos, enfermeiros e psicólogo que integram todo o processo de doação. "Graças ao trabalho desses profissionais é que centenas de vidas são salvas diariamente em todo país. Os órgãos captados no Hospital Alberto Torres seguem também para São Paulo, Minas Gerais e outros estados do país", destacou. 

< Pétala Barreiros detona Lívia Andrade: 'Não é o pai dos meus filhos!' Niterói inicia entrega de cartões do Renda Básica Temporária para quem era MEI <