Logo Enfoco


    Cidades

    Dispensa de funcionários do Saúde da Família surpreende em São Gonçalo

    Publicado 27/01/2021 às 23:51 | Autor: Amanda Ribeiro
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Pronto Socorro, SG, São Gonçalo, profissional da saúde
    Cerca de 200 profissionais foram exonerados nesta terça-feira (26). Foto: Arquivo/ Pedro Conforte

    O anúncio das cerca de 200 exonerações de profissionais que atuavam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), em São Gonçalo, nesta terça-feira (27), pegou pacientes e funcionários do programa de surpresa. Mas a Secretaria Municipal de Saúde afirma que pretende reestruturar e manter as atividades do programa.

    A administração gonçalense justifica que haverá adequação das atividades ao orçamento municipal, com otimização de ações para garantir o atendimento.

    “Estamos trabalhando para que as atividades sejam mantidas, de acordo com a nossa realidade. A Saúde é prioridade em nosso governo e queremos que o atendimento seja prestado de forma correta, dentro da legalidade e eficiência exigidas do serviço público”

    Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo

    Katia Cilene, de 48 anos, é um exemplo de paciente que ficou assustada e temerosa com a decisão. Ela sofre de artrose no quadril e faz tratamento de fisioterapia disponibilizado pelo NASF há pelo menos três anos.

    "Eu estou desesperada, não quero ficar o dia todo em uma cadeira de rodas ou em uma cama de novo. A minha felicidade é quando vou para a fisioterapia e volto com o mínimo de dor. O programa devolveu a minha independência. O tratamento me ajudava a viver"

    O motoboy Fernando Luiz Batista, de 21 anos, relata que sofreu um acidente de moto em agosto do ano passado e desde setembro os atendimentos mudaram a sua vida.

    "O NASF me ajudou a caminhar novamente. Cheguei na unidade usando duas muletas, não conseguia tocar o meu pé esquerdo no chão. Hoje em dia eu consigo andar, com um pouco de dificuldade, mas consigo. Fico imaginando quantas famílias estão preocupadas e sem saber o que fazer, assim como eu", contou.

    De acordo com funcionários, o NASF, criado em 2008, já fez mais de 500 mil atendimentos somente em 2020 neste formato. As equipes eram formadas por educador físico, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e farmacêutico, que atuavam em 25 núcleos presentes em todas as unidades de saúde, polos sanitários e academias da saúde do município.

    Entre as funcionárias exoneradas, que preferiu ter a identidade preservada, o mais preocupante é o futuro dos pacientes em tratamento, principalmente os acamados e que recebem atendimento domiciliar. Além disso, ela alerta para uma possível lotação das unidades de saúde do município.

    "Fazíamos um trabalho de prevenção. A gente evita que lá na frente o paciente tenha uma complicação e precise se internar. O objetivo é sempre desafogar a rede pública e o pronto-socorro. Infelizmente a política aqui é suja e não está preocupada com o paciente, só com o bolso dela", afirmou.

    Nesta terça-feira, a prefeitura confirma que 160 profissionais foram dispensados, mas garante que 52 já foram selecionados e reconvocados neste primeiro momento para alocação imediata em oito núcleos espalhados pela cidade. Os profissionais dos núcleos – nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais – ficarão encarregados de fazer visitas domiciliares, grupos terapêuticos, atendimento individual, Programa de Saúde na Escola, atendimento rotativo nas unidades de saúde de acordo com a demanda, palestras de Educação em Saúde e apoio aos programas da assistência básica. Também serão selecionados oito profissionais de Educação Física, que irão atuar no novo modelo do programa, revitalizando as academias ao ar livre, caminhadas, práticas integrativas e ações sociais.

    Governo Federal

    Desde novembro de 2019, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica e sua continuidade passaram a ser de responsabilidade da Prefeitura de São Gonçalo. A medida faz parte da portaria Nº 2.979, publicada pelo Governo Federal.

    Segundo a nota técnica, com as diretrizes do programa, divulgada em janeiro de 2020, 'o gestor municipal passa a ter autonomia para compor suas equipes multiprofissionais, definindo os profissionais, a carga horária e os arranjos de equipe. O gestor municipal pode então cadastrar esses profissionais diretamente nas equipes de Saúde da Família (eSF) ou equipes de Atenção Primária (eAP), ampliando sua composição mínima'.

    Como funciona

    Segundo a prefeitura, o Nasf funciona com equipes que atuam de forma volante, nos cinco distritos do município, em atividades ligadas à estratégia de saúde da família, incluindo os programas Saúde nas Escolas, Saúde do Idoso e Saúde da Criança. As equipes são formadas por multiprofissionais – psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, educador físico e nutricionista.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Influencer das aglomerações, Ygona Moura morre de Covid-19 aos 23 anos

    Próximo artigo
    >

    Casal preso tentando aplicar golpe em loja de Niterói

    Relacionados em Cidades