Mais segurança
Dispersão do Sambódromo será mais iluminada e maior este ano
Plano das Ligas com a Riotur será entregue à Justiça do Rio
Toda a área de dispersão do Sambódromo este ano será mais iluminada e maior, com gradeamento indo até a Praça Reverendo Alvaro Reis, no final da Rua Frei Caneca.
Haverá também aumento no efetivo de guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O Plano de Contingência será entregue à Justiça nesta segunda-feira (30) pela Liesa e Liga RJ, após rodada de reuniões com a Riotur.
Todas as informações foram reveladas pelo presidente da Riotur, Ronnie Aguiar, em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (30).
O presidente da Riotur informou também que os carros alegóricos da Série Ouro e Grupo Especial serão vistoriados pelo Corpo de Bombeiros, antes de entrar na avenida do samba.
Isso ocorre principalmente após a morte da menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, que foi esmagada por um carro alegórico durante o desfile das escolas de samba do ano passado.
Leia +: Cinco são indiciados no caso da menina imprensada por carro alegórico
Leia+: Prefeitura e Riotur têm 24h para comprovar segurança do Sambódromo
“As principais mudanças são o cercamento e a área de isolamento, a partir da dispersão. A gente vai ter um alongamento maior dessa área, que vai ser mais reservada. O tipo de fechamento tecnicamente foi identificado que tem que ser com grade realmente vazada, para as pessoas terem acesso visual”, explicou.
Ainda de acordo com a Riotur, as medidas buscam responder a diferentes determinações e orientações tanto do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) quanto do Ministério Público do Rio (MP-RJ).
“Terá a troca da iluminação por LED nesse trecho, e a gente vai aumentar também a iluminação pública na dispersão, fora a quantidade dos entes da prefeitura que vamos acrescentar para dar apoio e minimizar os problemas que podem acontecer”, continuou.
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) está previsto para ser publicado nesta terça-feira (31). Será um para o Sambódromo e outro para o Terreirão. A prefeitura já assinou e agora falta o Corpo de Bombeiros.
Ronnie também contou que está prevista mudança no horário de fechamento do entorno do Sambódromo, durante os dias de desfiles. “Para tentar organizar com mais antecedência”, garantiu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!