Cidades

Doação de sangue e medula óssea

No próximo dia 17 de abril, terça-feira, das 8h às 15h, um evento gratuito e aberto ao público acontece no CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) para enfatizar a importância da doação de sangue e de medula óssea.

Em parceria com a ONG Davida Casa do Bom Samaritano o evento será na Unidade V do CHN (Rua Eusébio de Queiroz, 333/6º andar) onde os participantes poderão assistir a palestras interativas sobre a importância da doação consciente, fazer o cadastramento como doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e ainda doar sangue.

As palestras da ONG Davida, sobre o tema “A Importância da Doação de Medula Óssea”, serão às 10h, 12h e 14h e têm como objetivo estimular reflexões sobre a importância do ato de generosidade. Apesar de o Redome ser o terceiro maior banco de medula óssea do mundo, atrás apenas dos da Alemanha e dos Estados Unidos, ele sofre com a falta de atualização de dados dos doadores, o que dificulta o rastreamento em caso de necessidade de doação.

“Não basta apenas ter o desejo de ser um doador, é preciso ter em mente que participar do banco de medula é um gesto de generosidade muito importante e que necessita de todos os dados sempre atualizados, para que seja possível fazer a ponte entre o doador e a pessoa que necessita dele. É preciso ser um doador consciente”, explica Cristina Ana Figueroa, presidente da ONG Davida.

Quem estiver interessado em ser um doador de medula óssea será recebido pela equipe do laboratório HLA do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que fará a coleta de uma amostra de sangue entre 8h e 15h e o cadastro no banco de doadores. O público também poderá fazer doação de sangue para o banco de sangue da clínica de hemoterapia. Nos intervalos das palestras, haverá visita guiada aos ambientes da nova unidade de transplantes do CHN.

No início deste ano o Plantão Enfoco fez uma reportagem na Clínica de Hemoterapia de Niterói confira clicando aqui.

< Corpo carbonizado é abandonado em bairro de São Gonçalo RJ-106 será privatizada pelo Governo <