Cidades

Dose fracionada contra febre amarela protege por 8 anos

A Prefeitura de Niterói se prepara para começar nesta quinta-feira (25) a campanha de vacinação contra a febre amarela. Todos os 49 postos de imunização do município continuarão aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, 27, será realizado o ‘dia D’ com reforço de 700 profissionais de saúde. A campanha segue até o dia 9 de fevereiro. O município de Niterói já imunizou mais de 14 mil pessoas. No ano passado, foram aplicadas 193 mil doses da vacina. Mais de 258 mil pessoas foram vacinadas na cidade nos últimos 10 anos.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, durante o período de campanha, as doses aplicadas serão fracionadas. Os viajantes e pessoas que devem receber doses integrais (crianças de nove meses a 2 anos, gestantes e pessoas com condições clínicas especiais) deverão informar aos profissionais no momento em que chegarem à unidade de saúde para avaliação. Todas as pessoas que procuraram pela vacina vão passar por uma triagem antes de receber a dose.

A população de Niterói pode se vacinar em todas as policlínicas regionais do município (Centro, Santa Rosa, Fonseca, Largo da Batalha, Itaipu, Barreto e Engenhoca); na Policlínica Comunitária de Jurujuba; nas Clínicas Comunitárias da Família da Teixeira de Freitas, Ilha da Conceição, Badu e Várzea das Moças; nos módulos do Programa Médico de Família do Viçoso, Marítimos, Atalaia, Bernadino, Morro do Céu, Ititioca, Ponta da Areia, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Cantagalo, Sapê, Cafubá I, II e III, Maravista, Matapaca, Caramujo, Jonathas Botelho, Leopoldina, Maruí, Palácio, Preventório I e II, Viradouro, Vital Brazil, Martins Torres, Maceió, Nova Brasília e Grota I e II; nas Unidades Básicas de Santa Bárbara, do Baldeador, Piratininga, Centro, Engenhoca e Morro do Estado; e na Policlínica Naval de Niterói.

Para a secretária de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, a campanha é mais uma maneira de intensificar o trabalho de prevenção contra a febre amarela.

“A campanha reforça ainda mais a importância da vacinação. Portanto, quem ainda não tomou a vacina vá até a unidade mais próxima e quem não pode ir durante a semana, procure o posto mais próximo no sábado dia 27 que os profissionais estarão mobilizados”, alertou a secretaria.

De acordo com o Ministério da Saúde, deverão tomar a dose fracionada às pessoas maiores de dois anos até 59 anos não vacinadas; mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de 6 meses e pessoas com mais de 60 não vacinadas, após avaliação de serviço de saúde. Quem continuará tomando a dose integral, segundo o órgão, são crianças de 9 meses a 2 anos; pessoas com condições clínicas especiais; gestantes e viajante internacional.

Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina padrão da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida. Quem tomar a vacina fracionada estará protegido por oito anos.

A febre amarela

A doença é transmitida através da picada de mosquito. Os sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

< Dois PMs são baleados durante tiroteio em Niterói Defesa diz que houve cerceamento e pede nulidade de processo contra Lula <