Folia
É Carnaval! Confira a lista de blocos desta sexta-feira no Rio
Pelas ruas, o colorido dos blocos dá o tom dos próximos dias
O clima de Carnaval tomou conta da cidade do Rio de Janeiro desde o início do mês de fevereiro. Mas é nesta sexta-feira (17) que a folia começa oficialmente, sob o comando do Rei Momo e de sua corte.
Pelas ruas, o colorido dos blocos dá o tom dos próximos dias. Ao todo, vinte e um blocos vão desfilar pelas ruas da cidade ao longo desta sexta-feira.
Em Santa Teresa, a diversão é garantida com o bloco Carmelitas, que desfila pelas ruas do bairro sob o comando das freirinhas mais divertidas da cidade.
Com um público estimado em 4 mil pessoas, o Carmelitas tem concentração marcada para as 13h, na esquina da Ladeira de Santa Teresa com a Rua Dias de Barros.
Às 15h, ele segue pela Rua Dias de Barros, passa pelo Largo do Curvelo, pega a Rua Almirante Alexandrino e vai até o Largo do Guimarães.
Formado por integrantes da Comlurb, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio, o Bloco das Garizetes tem cerca de 200 pessoas, mas atrai muitos foliões do Estácio e do Rio Comprido.
A concentração será na Praça do Estácio, na altura do metrô, a partir do meio-dia. O bloco permanece parado, mas a animação é garantida.
No Buraco do Lume, no Centro do Rio, o Bloco dos Bancários Vestiu Uma Camisa Listrada e Saiu por Aí promete reunir 5 mil pessoas para pular o Carnaval.
Formado por integrantes do Sindicato dos Bancários, o bloco carregado de bom humor tem concentração marcada para as 15h, e desfila pelas ruas Nilo Peçanha, Graça Aranha e retorna pela Rua México, até finalizar seu percurso na avenida Graça Aranha.
Perto dali, também no Centro, o bloco Embaixadores da Folia reúne os foliões na Avenida Nilo Peçanha, esquina com Avenida Graça Aranha, a partir das 18h (concentração). O percurso segue pela Avenida Graça Aranha, Rua Santa Luzia, Rua México e retorna para a Avenida Nilo Peçanha.
Na Zona Sul, a tradicional Banda do Lido tem concentração marcada para as 16h na Avenida Atlântica, na pista da praia, entre a Praça Serzedelo Correia e a Praça do Lido. A previsão é de que cerca de mil pessoas compareçam ao local, com a certeza garantida de festa ao som do bloco.
Para quem ainda não encontrou o bloco de sua preferência, o aplicativo Partiu Bloquimmm ajuda a encontrar. O app está disponível nas versões android e IOS e é de graça.
Infraestrutura
Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas. Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020.
Destes, a metade com equipes da Prefeitura e o restante de equipes privadas contratadas pela Dream Factory, empresa responsável, desde 2010, pela infraestrutura e pela produção do Carnaval de rua do Rio de Janeiro.
Ao todo, serão dois postos médicos fixos no Centro; quatro na Zona Sul (incluindo novos pontos na Gávea e no Aterro); um na Barra; e um no Recreio.
Além dos postos médicos, a Prefeitura vai disponibilizar 220 ambulâncias, com o objetivo de não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade.
O folião vai contar com 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs).
Dez mil vendedores autônomos serão cadastrados, identificados com colete e receberão treinamento da Riotur para atuar nos blocos.
E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o Carnaval, com 2.550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!