Cidades

Eduardo Paes participa da celebração dos 90 anos do Cristo Redentor

Imagem ilustrativa da imagem Eduardo Paes participa da celebração dos 90 anos do Cristo Redentor
Missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana, foi presidida por Dom Orani Tempesta. Foto: Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta terça-feira (‪12‬), na Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, da celebração dos 90 anos do Cristo Redentor. O dia começou com um ato cívico religioso, seguido de missa em ação de graças pelo aniversário do monumento, presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta. 

"O Cristo tem um simbolismo muito forte não só para a cidade do Rio como também para o Brasil. Ele é uma espécie de bússola, de norte, de ponto de referência para todos os cariocas e para aqueles que adotam e amam essa cidade. Ao mesmo tempo, o Cristo significa cordialidade, a capacidade do nosso povo de receber e acolher a todos os visitantes. E, por fim, o Cristo significa um momento de fé e de esperança no futuro", disse o Paes. 

O evento estava marcado para o Corcovado, mas devido ao mau tempo foi transferido para a Catedral Metropolitana. Dom Orani Tempesta ressaltou que o Cristo Redentor é um símbolo de acolhimento. 

"O Cristo, além de ser um monumento do Brasil, é também um sinal de um país que acolhe o povo. Ele representa tudo aquilo que nos ensinou, de fraternidade e respeito ao próximo, de fazer o bem ao outro", declarou o arcebispo do Rio. 

No evento foram lançados a medalha comemorativa dos 90 anos do Cristo e o bloco postal especial em homenagem ao monumento, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Esse conjunto de selos postais é composto por quatro obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht. 

"Hoje é um dia de festa. O monumento é lindíssimo e visitado pelo mundo inteiro. Que os 90 anos do Cristo Redentor sejam lembrados por todos daqui para a frente como o tempo da reconstrução, da esperança e de uma nova vida para a nossa cidade, nosso estado e nossa nação", afirmou o governador Claudio Castro. 

Também assistiram à missa os secretários municipais Marcelo Calero (Governo e Integridade Pública), Eduardo Cavaliere (Meio Ambiente), Salvino Oliveira (Juventude) e Bruno Kazuhiro (Turismo), além de Daniela Maia (Riotur) e Ana Ribeiro (Subprefeita da Zona Sul). A celebração contou ainda com a presença do reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar; do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; e do comandante do Comando Militar do Leste (CML), general José Eduardo Pereira. 

< Divisão de conta em motel termina com a chegada da PM Dia das crianças é marcado por doações e festas em Niterói e São Gonçalo <