Cidades
Em viagem à Alemanha, Axel Grael busca parcerias para Niterói
O secretário municipal de Planejamento de Niterói Axel Grael, convocado para um encontro ambiental na Alemanha, busca fechar parcerias para o desenvolvimento da cidade. Grael aportou no país europeu há uma semana para integrar o encontro Climate Proofing Urban Development na cidade de Dortmund.
"A participação de Niterói, única cidade brasileira convidada para o evento, está sendo muito proveitosa e boas parcerias estão sendo negociadas para a agenda das Políticas Públicas de Gestão Climática, Adaptação e Resiliência Urbana" afirmou o secretário.
Entre as parcerias, estaria o apoio de instituções alemãs para a despoluição das lagoas de Piratininga e Itaipu, além de suporte na elaboração do Plano de Ação de Mudanças Climáticas da Cidade de Niterói.
"A elaboração do plano poderá incluir a visita de uma delegação de especialistas em políticas públicas sobre clima de cidades alemãs e a organização de lideranças de destaque no desenvolvimento do Plano de Ação (governo, sociedade civil e academia etc) a Alemanha, para conhecer in-loco boas práticas desenvolvidas aqui", detalhou Grael.
O secretário antecipou, ainda, que Niterói pode sediar, ainda este ano, um encontro latino-americano de cidades sobre mudanças climáticas.
Grael retorna ao Brasil até 14 de setembro. O encontro é promovido pela organização Connective Cities e pelo governo alemão, através do ministério de Economia Cooperativa e Desenvolvimento.
Niterói apresenta medidas
No encontro em Dortmunt, Axel Grael apresentou as medidas de prevenção a desastres na cidade: obras de contenção e reflorestamento de encostas, drenagem urbana, além da modernização da Defesa Civil de Niterói com aquisição de pluviômetros, ativação de sirenes e implantação de núcleos comunitários, entre outros programas.
Além de Niterói, outras quinze cidades apresentaram suas políticas pública para o meio ambiente.
Lago artificial na Alemanha
Um dos casos apresentados no roteiro de encontros foi o do Lago Phoenix, em Dortmund. Grael esteve no espaço, que considerou "uma interessante e bem sucedida experiência de recuperação ambiental e restauração urbana de uma área contaminada há mais de um século".
No local onde uma siderúrgica operou a década de 90, foi criado um lado artificial e o entorno recebeu investimentos imobiliários. " Concentrações de metais pesados e compostos aromáticos forçaram um enorme trabalho de escavação para a retirada do solo contaminado, que foi estocado nas proximidades", relatou o secretário.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!