Cidades
Emergência do Pronto Socorro de SG sem médicos
O Pronto Socorro de São Gonçalo (PSC), que fica na Praça Zé Garoto, ficou sem prestar atendimento na emergência hospitalar na noite de domingo (29). Os pacientes que procuraram a unidade de saúde, ficaram na expectativa da chegada de um médico por mais de duas horas.
Segundo a chefe de cozinha Bianca Souto, de 32 anos, ela procurou o PSC por causa de uma dor abdominal que está sentindo há dias. Ela explicou que chegou na unidade por volta de 20h30 e haviam apenas seis pessoas no aguardo do atendimento.
Apesar disso, após uma hora de espera, nenhum dos pacientes tinham sido atendidos. Eles questionaram os funcionários do Pronto Socorro e, de acordo com Bianca, foram informados de que só havia um médico no trauma e o mesmo não estava atendendo.
"Depois de um tempo no aguardo do atendimento, veio uma enfermeira informar aos pacientes que solicitaram que duas médicas fossem trabalhar e que estavam aguardando, era cerca de 21h. Informaram que elas chegariam de 10 a 15 minutos. No entanto, os funcionários não estavam mais fazendo fichas de novos pacientes. Saí de lá por volta de 22h, sem atendimento", informou Souto.
Com a falta de médicos no Pronto Socorro, os pacientes estavam sendo encaminhados às Unidades Municipais de Pronto Atendimento (UMPAs). Na manhã de hoje, o atendimento estava normalizado na unidade, porém, os gonçalenses ainda temem que o mesmo volte a acontecer.
"Na hora que fui embora, tinha uma idosa voltando sem ser atendida porque não tinha médicos na unidade para ela. Eu ainda sou nova, e aquela senhora que teve que voltar, tadinha?!", disse a chefe de cozinha.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informou que "os médicos que se atrasaram ou não compareceram serão desligados da unidade".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!