Menos ônibus

Empresas vão diminuir a circulação dos ônibus em Niterói

A prefeitura da cidade disse que não autoriza a medida

As empresas de ônibus pretendem iniciar uma espécie de racionamento do número de viagens
As empresas de ônibus pretendem iniciar uma espécie de racionamento do número de viagens |  Foto: Reprodução
 

 Niterói já que enfrentava problemas com a qualidade do serviço de ônibus desde o início da pandemia da Covid-19 e passageiros do transporte público terão novas dificuldades a partir desta segunda (24). As empresas de ônibus pretendem iniciar uma espécie de racionamento do número de viagens. A prefeitura da cidade disse por meio de nota que a medida não está autorizada e promete realizar uma fiscalização.

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informa que, durante os períodos de férias escolares, os consórcios são autorizados a reduzirem a frota em até 15%, tratando-se de um procedimento de rotina nesta época do ano. Feita esta exceção, as empresas que integram os consórcios que operam no município não estão autorizadas a reduzir a quantidade de ônibus, seja no período da madrugada, seja com a circulação de algumas linhas apenas em horários de pico. A Secretaria irá monitorar a situação, reforçar a fiscalização no local e, se for verificada a redução, os consórcios serão obrigados a prestar esclarecimentos e podem inclusive ser multados. ”

É importante destacar o momento de crise relativo ao preço dos combustíveis. Nos últimos quatro anos, o preço do diesel subiu 188%, e hoje é inclusive mais caro que a gasolina.

Depois de suspender os ônibus durante a madrugada, os consócios decidiram reduzir significativamente a oferta de veículos a partir desta segunda-feira (25) De acordo com informações do Jornal O Globo, o consórcio Transoceânico vai cortar em 15% a grade de horários de todas as suas linhas, o que vai fazer o passageiro ficar mais tempo no ponto esperando pelos coletivos. Já o Transnit irá limitar a circulação das linhas 28 (Largo do Cravinho-Centro, via Fonseca, circular), 66 (Barreto-Icaraí), 24 (Palmeiras-Centro) e 26 (Caramujo-Centro) aos horários das 6h às 10h e das 16h às 20h. Fora desses períodos, será impossível embarcar em veículos das quatro linhas na cidade.

< Elevador com reforço do Botafogo cai no Nilton Santos Rio: advogado assassinado tinha sido aprovado recentemente na OAB <