Cidades
ENEL Distribuição Rio inaugura Subestação Maria Paula em Niterói
Informe Publicitário
- Subestação vai atender 40 mil clientes e poderá garantir o atendimento a futuros aumentos de demanda em Niterói;
- Investimento total da obra é de R$ 40 milhões.
Reforçando seu compromisso de melhorar a qualidade do fornecimento de energia na sua área de concessão, a Enel Distribuição Rio inaugurou na manhã desta quinta-feira (1º) a Subestação Maria Paula, localizada em Niterói. A companhia investiu R$ 40 milhões no sistema, que vai beneficiar 40 mil clientes dos bairros de Maria Paula, Rio do Ouro, Matapaca, Vila Progresso, Badu, Muriqui, Jacaré, Pendotiba, Cantagalo e Santa Bárbara, em Niterói, e Arrastão, Tribobó, Arsenal, Engenho do Roçado e Ipiíba, em São Gonçalo.
Também será possível garantir o atendimento a futuros aumentos de demanda, com a capacidade adicional de 765 mil clientes. Com a entrada dessa nova subestação, será possível ter maior confiabilidade no fornecimento de energia para os clientes desses municípios, fazendo com que, em casos de perda ou falha, a carga seja remanejada sem provocar interrupção para os clientes.
"Temos o forte compromisso com nossos clientes e população da nossa área de concessão de fazer importantes investimentos que melhorem e ampliem a qualidade e a capacidade do fornecimento de energia. Com essa obra, especificamente, vamos disponibilizar mais energia para os atuais e novos clientes da companhia. Essa subestação é um marco para o desenvolvimento e crescimento dos municípios de Niterói e São Gonçalo, além de trazer maior conforto e qualidade no fornecimento para os nossos clientes, ainda mais nesse momento de pandemia, reforçando a infraestrutura de distribuição de energia na cidade"
Anna Paula Pacheco, presidente da Enel Distribuição Rio
A nova subestação dispõe de dois transformadores com potência instalada de 50 MVA cada e 22 saídas de 11,95 kV para atender os clientes dos municípios citados. No local, foi usado o que há de tecnologia mais avançada em sistemas de distribuição de energia. Como por exemplo, a subestação pode ser totalmente controlada remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), sem ter a necessidade de ter um operador fisicamente para operar e comandar a subestação.
Também foi implementada a prática do QR Code no Painel de Proteção e Controle (PCC) da subestação. Isso torna as tarefas mais prática com o uso dos smartphones pelos operadores e, ao mesmo tempo, reduz o uso de papel.
"A equipe de telecontrole poderá ter acesso aos projetos de proteção somente apontando a câmera do celular. Os arquivos ficarão armazenados no servidor compartilhado entre Proteção AT e Telecontrole, e somente poderão ser acessados com autenticação. Essa é uma ideia que a equipe teve para otimizarmos esse processo"
Marcus Floresta, responsável pela área de Alta Tensão da Enel Rio
A inauguração da Subestação Maria Paula faz parte de um pacote de melhorias que a distribuidora tem feito nos últimos anos em Niterói. Os avanços positivos na frequência e na duração de interrupções de energia estão registrados nos indicadores oficiais acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão regulador do setor. No primeiro trimestre deste ano, o tempo médio das interrupções de energia por cliente (DEC) e a quantidade média de vezes que os clientes ficam sem energia (FEC) melhoraram 25% e 36%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!