Cidades
Enfermeiros recebem curso de Suporte Básico em Maricá
Nesta sexta-feira (15), a Coordenadoria Administrativa de Atenção Básica, através da Secretaria de Saúde, ministrou o primeiro curso de Suporte Básico de Vida para os enfermeiros de Atenção Básica do município. A primeira atividade foi na sede da Unidade de Conservação do Espraiado e os participantes receberam diversas orientações sobre atendimento emergencial.
De acordo com a coordenadora administrativa de Atenção Básica, Fernanda Beck, a secretaria sempre faz cursos voltados para a rede de urgência e emergência, mas para as unidades de bairro, é a primeira vez.
“A nossa intenção é oferecer uma educação continuada a esses profissionais, que lidam nas unidades de referência para os moradores que, muitas vezes, não têm acesso aos grandes hospitais. Estamos trabalhando para que eles se capacitem cada vez mais”, disse Fernanda.
Dentre muitos exemplos de manobras corretas de socorro até a chegada de um suporte maior de emergência, Claudemir Quirino, técnico de enfermagem que ministra os cursos para profissionais do município e que tem uma bagagem de 26 anos na área, citou a iniciativa da Prefeitura em criar estes encontros que servem também de troca entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, sempre em prol do melhor atendimento aos pacientes.
“Nós temos o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e há oito meses realizamos trabalhos com os setores de urgência e emergência. Nas Unidades Básicas notamos uma necessidade por vários fatores e vamos continuar com esse programa para que mais profissionais possam se capacitar e melhorar a forma de como encaram as situações inesperadas no trato com os pacientes”, concluiu Quirino.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!