Janeiro Branco
ENFOCO promove evento de graça neste final de semana em Niterói
Ação voltada para saúde mental acontece no Horto do Fonseca
Você já ouviu falar do movimento Janeiro Branco? A campanha para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidados com a saúde mental escolheu como tema para esse ano: A Vida pede Equilíbrio. Foi pensando nisso que o ENFOCO realiza neste domingo (29), em Niterói na Região Metropolitana do Rio, um evento gratuito, aberto a toda a população com aulão de ioga, palestras e dicas de bem estar e saúde. O encontro acontece a partir das 8h no Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade.
Além de ioga e meditação, também haverá minipalestras sobre terapia holística, nutrição e até psicanálise.
Quem participar ainda poderá ajudar a quem precisa. Na entrada será recolhido um quilo de alimento não perecível.
A importância da terapia
Para que haja sucesso nas realizações, a mente precisa estar em equilíbrio com o corpo, por isso, as terapias holísticas, yoga, alimentação adequada, além de outras atividades físicas são fundamentais. O ENFOCO procurou a psicóloga Luana Moreira, para esclarecer algumas questões sobre saúde mental.
Durante a pandemia do Covid-19, em 2020, foi um período onde as pessoas precisaram ficar reclusas e isoladas. A maioria precisou enfrentar ansiedades e depressões, enquanto outras que nem sabiam que poderiam ter algum problema relacionado à saúde mental também precisou encarar seus ‘monstros’ internos.
A saúde mental ganhou maior destaque no ano de 2020 durante a pandemia. Vemos o reflexo de surgimento de mais diagnósticos de saúde mental na população mundial.
A especialista ressalta a importância do acesso a informação para quebrar o tabu de achar que cuidar da saúde mental é ‘perda de tempo’ ou algo não tão necessário.
"O momento de buscar ajuda é quando durante esse processo esteja ocorrendo um sofrimento emocional, quando avaliamos que precisamos encarar as atribuições de outra forma para obtermos novos resultados e principalmente quando temos interesse em nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos", destaca a psicóloga.
Terapia holística
Quem também estará no Horto do Fonseca, neste final de semana, é a Marina de Vasconcellos Martins, de 36 anos, especialista em terapia holística, e garante que será uma manhã de autoconhecimento.
"A terapia holística promove relaxamento, cura, bem-estar, alta aceitação e liberação de pensamentos negativos, domínio próprio"" Maria Vasconcelos Martins
A terapeuta ainda completa enfatizando sobre o autoconhecimento: "Porque simplesmente não se autoconhecem, não aceitam suas limitações, não aceitam sua vida, né? Não entendem a sua rigidez. Então é muito importante que a pessoa que busca essa terapia holística, entenda a consciência que é pra ela mesmo."
Confira:
Serviço:
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!