Despedida

Enterro de Fernando Magarça é marcado por samba e homenagens

Sambista foi assassinado em Santa Cruz

Familiares e amigos se despedem de Fernando Magarça, em Paciência
Familiares e amigos se despedem de Fernando Magarça, em Paciência |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Foi sepultado na manhã desta sexta-feira (5) o compositor e sambista Fernando Alberto da Silva, mais conhecido como Fernando Magarça. Familiares e amigos do músico estiveram presentes no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, na Zona Oeste, para o último adeus. 

O velório teve início às 7h, regado de muito samba e emoção dos que estiveram presentes. Uma oração foi realizada e finalizada com uma salva de palmas. Logo em seguida, amigos e familiares cantaram uma das composições de Magarça, em sua homenagem.

Marclei Freitas, músico e afilhado do sambista, muito emocionado relembrou os momentos com o padrinho. Ele salientou que, muitas vezes, os fãs não conhecem o compositor por trás da música, e que Magarça vai deixar muita saudade.

"Um amigo, um irmão, um padrinho, um conselheiro e um super homem. Uma perda muito grande, era um baita compositor. Grandes artistas dão graça por terem conhecido o Fernando e terem gravado com ele, às vezes vocês nem sabem que são composições dele", disse emocionado.

 O afilhado, que também faz parte do grupo de samba "Curtindo a Vida", ressalta que sempre teve muito apoio de Magarça, principalmente nos momentos em que mais precisou. 

"O planejamento dele foi sempre a música, sempre ajudar o próximo, sempre quis ajudar. Ajudar a gente da música, da melhor maneira possível. Até mesmo financeiramente, quando ele podia", finalizou.

Magarça compôs obras para grandes nomes do samba, como Alcione, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Xande de Pilares. Também prestigiou grupos de sambas como Grupo Revelação e Molejo. Entre as músicas mais conhecidas estão “Quem não sambou”, "Amor que tenho pra te dar”, “Cangaceiro”  e "Eta povo pra lutar".

Fernando Alberto da Silva, mais conhecido como Fernando Magarça
Fernando Alberto da Silva, mais conhecido como Fernando Magarça |  Foto: Reprodução/Rede Social
  

Relembre o caso

O crime aconteceu nesta quarta-feira (3), em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, por volta das 14h, na Avenida Dom João VI, próximo à estação do BRT. De acordo com testemunhas, Magarça levou uma fechada de um outro veículo, desceu do carro para tirar satisfação. Houve uma discussão e, logo em seguida, o sambista foi alvejado por tiros.

A Polícia Militar informou que homens do 27º BPM (Santa Cruz) encontraram a vítima já sem vida. De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), a perícia foi feita no local e os agentes realizam diligências para esclarecer a autoria e a dinâmica do crime. A investigação está em andamento.

< Gabriel Medina quase beija Jade Picon; veja vídeo Lateral do Flamengo sofre acidente inusitado e precisa levar pontos <