E agora?

Escola de Niterói fecha e deixa pais de alunos desesperados

Unidade tinha apenas seis meses de funcionamento

Colégio EscolaHub fica localizado na rua Comendador Queirós, em Icaraí, Zona Sul de Niterói.
Colégio EscolaHub fica localizado na rua Comendador Queirós, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Um projeto revolucionário em uma escola que promete nenhuma prova, laboratórios de mídias, áreas verdes, culinária e artes, tudo isso para alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II. A ideia foi divulgada pela Escola Hub, localizada em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, que chegou ao local com o objetivo de proporcionar uma nova educação para os alunos niteroienses com direito a período integral, caso a família optasse pelo método. No entanto, em um pouco mais de seis meses de funcionamento, a escola vai fechar as portas.

A unidade de Icaraí contava com 57 alunos que tiveram as aulas interrompidas no meio do ano letivo. A equipe do ENFOCO esteve nesta quinta-feira (14) na escola e foi informada que ela irá funcionar somente até esta sexta-feira (15), quando os alunos entram de recesso. O fato gerou revolta dos pais e responsáveis que só receberam o aviso de fechamento da unidade nesta terça-feira (12), três dias antes do encerramento das atividades. As mensalidades para estudar no local custam cerca de R$ 2.500.

Bianca Leite via o projeto como um sonho para as famílias e os alunos.
Bianca Leite via o projeto como um sonho para as famílias e os alunos. |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Para Bianca Leite, de 45 anos, que possui um filho de sete anos na unidade, todo o sonho de um projeto exuberante foi por água abaixo. Ela informou que soube do fechamento da unidade por grupos de WhatsApp. Existe um sentimento de abandono para as 57 famílias que escolheram o projeto da Escola Hub.

Estamos sendo abandonadas como se fosse uma ordem de despejo. O meu filho dormiu chorando ontem. Eles fizeram uma comunidade amar isso aqui. Eles prometeram para as crianças que eles iam amar isso aqui e eles amaram, mas eles destruíram o sonho de 57 famílias. Como você faz isso? E o emocional das crianças? Foi só promessa vazia e eles continuam espalhando o sonho pelo Brasil. Nós queremos alertar os pais para a mercantilização da educação. Não pode permitir que abra uma escola dessa maneira e se feche como uma padaria. Bianca Leite, Mãe de aluno e professora
  

De acordo com o engenheiro Ralph Castanho, que tem um filho de seis anos matriculado na escola, as famílias foram surpreendidas com a decisão do grupo de fechar a unidade. O homem, de 37 anos, entende que problemas financeiros causaram o fechamento.

Ficamos como agora? No meio do ano e muitas escolas não tem vaga. Além do que, uma proposta que a gente não acha em qualquer lugar. Minha família, assim como todas as outras, está revoltada com a situação e com a incapacidade da escola fazer um fechamento decente. As crianças estão muito tristes porque fizeram amizades. É um momento muito difícil. A gente está vendo que foi uma questão puramente financeira e não por amor à educação. Ralph Castanho, Engenheiro e pai de aluno
  

Os pais contaram que não sabem o que fazer e para onde transferir seus filhos no meio do ano letivo. Ambos afirmaram estar preocupados com o psicológico de seus filhos devido a aproximação com colegas. 

Mães lamentaram o fechamento da unidade.
Mães lamentaram o fechamento da unidade. |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Resposta

A Escola Hub foi fundada em 2018 por Thiago Almeida, um administrador carioca e professor de instituições como ESPM e da Fundação Dom Cabral. A unidade recebeu apoio de um grupo de investidores chamado Great Schools, que possuía o objetivo de divulgar a Hub em diferentes estados do Brasil, como em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Procurada, a rede de ensino Hub informou que o encerramento das atividades em Niterói aconteceu "por conta de desafios estruturais/técnicos verificados no local de sua operação". A administração ainda revelou que procurou outros imóveis em Niterói para continuar com o projeto, mas sem sucesso. 

"Entendemos que, mesmo com todas as melhorias que poderíamos fazer, o prédio atual não garantiria a adequação do espaço à proposta da escola, influenciando inclusive na acessibilidade", disse em nota. 

A Hub ainda informou que os pais irão receber o valor de uma mensalidade para apoiar o processo de transição, além de multa estabelecida em contrato no valor de 30% de uma mensalidade. Despesas com a transferência para outras escolas como taxas, materiais didáticos e uniformes, também serão pagos, como acrescentou a unidade.

Ainda de acordo com a Hub, os funcionários receberão o pagamento de três salários adicionais e o pagamento de mensalidades do restante do ano letivo de 2022 para filhos que estudavam com bolsa integral na unidade. Esse valor terá que ser no mesmo valor da mensalidade da Hub. 

< Anestesista é investigado por abuso de até 30 mulheres Técnica resgata celular usado como prova contra anestesista <