Cidades

Escolas do estado com aulas dia sim, dia não

Imagem ilustrativa da imagem Escolas do estado com aulas dia sim, dia não
As aulas só retornarão, caso seja autorizado pelo Comitê Científico e pelos órgãos de saúde e Vigilancia Sanitária. Foto: Divulgação/SEEDUC

As escolas estaduais podem retornar às atividades presenciais em fevereiro de 2021, caso seja autorizado pelo Comitê Científico e pelos órgãos de saúde e Vigilancia Sanitária. O planejamento foi apresentado pelo secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, na manhã desta terça-feira (15), durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A proposta divulgada indica a possibilidade de um 'Ensino Híbrido', no qual as escolas retomam atividades a partir do dia 3 de fevereiro e os alunos frequentarão as aulas em dias alternados.

Comte deixou claro que "a retomada das atividades depende das autoridades, fora isso [o ensino] será remoto". Além disso, destacou a importância de reconhecer as aulas como atividades essenciais e da adoção de uma política única com relação aos critérios de monitoramento do Covid-19.

"O que está faltando hoje é uma articulação efetiva para definir os critérios das bandeiras entre as autoridades estaduais e municipais. Já tivemos cidades ao longo da pandemia que tiveram a bandeira verde, os shows foram autorizados, mas as escolas estaduais não. É preciso ter em 2021 uma politica única com relação a classificação em cada território".

Comte Bittencourt, secretário de Educação do Estado

'Matrícula Especial' e 'Busca Ativa'

De acordo com o secretário, o governo está abrindo um período de 'matrícula especial'. O objetivo é possibilitar que os alunos que estão concluindo o Ensino Médio em 2020 cumpram aulas de reforço escolar no próximo ano, para que não se sintam prejudicados nos vestibulares.

Outra medida anunciada foi a 'Busca Ativa', que será iniciada em janeiro e tem como público-alvo alunos que não renovaram a matrícula. Mesmo o número de matrículas em escolas estaduais ter sido recorde em relação aos últimos cinco anos, 41.016 alunos menores de 19 anos não efetivaram a renovação para 2021. O projeto tem a finalidade de identificar os problemas e reinserir este estudante no ambiente escolar.

< Estado do Rio anuncia 500 vagas para professores em janeiro Praticante de voo livre cai na altura do túnel Charitas-Cafubá <