Afeto

Escolas particulares promovem 'Dia da Compaixão' em Niterói e SG

Alunos vão vestir branco e distribuir abraços nesta quinta (20)

A iniciativa vem após os recentes casos de violência dentro das escolas
A iniciativa vem após os recentes casos de violência dentro das escolas |  Foto: Arquivo/Enfoco
 

Colégios particulares de Niterói e São Gonçalo vão promover o ''Dia da Compaixão, Amor e Gratidão'' nesta quinta-feira (20). A medida é uma resposta aos recentes casos de ataques com mortes em escolas do país. 

A proposta é combater o ódio com amor, por isso as direções das unidades solicitaram que os alunos usem roupas brancas e levem uma flor, um bombom, um cartão para serem distribuídos com abraços entre professores, colegas e toda a equipe escolar. 

"Precisamos mudar o foco para um movimento positivo e construtivo. Vamos produzir momentos para compartilhar o bem, dentro e fora da escola", diz o comunicado.

  

Além disso, as escolas também vão solicitar que cada integrante das unidades compartilhe uma frase pelo que é grato dentro do ambiente escolar. 

escolas municipais

A  Secretaria de Educação de São Gonçalo informou que, nesta semana, todas as escolas municipais estão com projetos pedagógicos visando a promoção da paz, que terá culminância também nesta quinta (20).

"Os alunos estão participando de diversas atividades que promovem a empatia, o afeto, o amor, a esperança e bons sentimentos. Além disso, no ano de 2023, todas as escolas estão trabalhando a afetividade como tema principal", salientou a Pasta.

Já a Secretaria de Educação de Niterói informou que as unidades municipais já trabalham a cultura da paz e a afetividade em seus currículos.

"Diante da disseminação de conteúdos violentos, essa orientação está sendo reforçada para fortalecer a escola como um lugar seguro e acolhedor. As atividades ficam a critério de cada direção, sempre orientada pelo pedagógico", disse a Pasta.

A Prefeitura do Rio não informou sobre atividades especiais na rede pública municipal de ensino em relação ao tema da cultura da paz. 

< Homem que estuprou a própria neta de 12 anos é preso no Rio Perita da Polícia Civil morre em tentativa de assalto na Baixada <