Afeto

Escolas particulares promovem 'Dia da Compaixão' em Niterói e SG

Alunos vão vestir branco e distribuir abraços nesta quinta (20)

A iniciativa vem após os recentes casos de violência dentro das escolas
A iniciativa vem após os recentes casos de violência dentro das escolas |  Foto: Arquivo/Enfoco
 

Colégios particulares de Niterói e São Gonçalo vão promover o ''Dia da Compaixão, Amor e Gratidão'' nesta quinta-feira (20). A medida é uma resposta aos recentes casos de ataques com mortes em escolas do país. 

A proposta é combater o ódio com amor, por isso as direções das unidades solicitaram que os alunos usem roupas brancas e levem uma flor, um bombom, um cartão para serem distribuídos com abraços entre professores, colegas e toda a equipe escolar. 

"Precisamos mudar o foco para um movimento positivo e construtivo. Vamos produzir momentos para compartilhar o bem, dentro e fora da escola", diz o comunicado.

Your browser doesn't support HTML5 video.

Comunicado pede que abraços sejam distribuídos pelas unidades Reprodução
  

Além disso, as escolas também vão solicitar que cada integrante das unidades compartilhe uma frase pelo que é grato dentro do ambiente escolar. 

escolas municipais

A  Secretaria de Educação de São Gonçalo informou que, nesta semana, todas as escolas municipais estão com projetos pedagógicos visando a promoção da paz, que terá culminância também nesta quinta (20).

"Os alunos estão participando de diversas atividades que promovem a empatia, o afeto, o amor, a esperança e bons sentimentos. Além disso, no ano de 2023, todas as escolas estão trabalhando a afetividade como tema principal", salientou a Pasta.

Já a Secretaria de Educação de Niterói informou que as unidades municipais já trabalham a cultura da paz e a afetividade em seus currículos.

"Diante da disseminação de conteúdos violentos, essa orientação está sendo reforçada para fortalecer a escola como um lugar seguro e acolhedor. As atividades ficam a critério de cada direção, sempre orientada pelo pedagógico", disse a Pasta.

A Prefeitura do Rio não informou sobre atividades especiais na rede pública municipal de ensino em relação ao tema da cultura da paz. 

Logo Enfoco

Manuela Carvalho

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Homem que estuprou a própria neta de 12 anos é preso no Rio Perita da Polícia Civil morre em tentativa de assalto na Baixada <