Medo
Escorpião mortal leva pânico a supermercado de Niterói
Animal estava em meio a manteigas comercializadas no local
Um escorpião foi encontrado em meio ao estoque de comidas da unidade do Supermarket do Largo da Batalha, em Pendotiba, Niterói. O aracnídeo apareceu nesta terça-feira (10), e foi flagrado por funcionários da rede.
Segundo relatos, o escorpião estaria em meio ao estoque interno de manteigas da unidade, local que só os funcionários têm acesso.
Leia+: Funcionários de mercado denunciam tratamento indigno em Niterói
De acordo com Cláudio Maurício de Souza, biólogo do Instituto Vital Brazil, a espécie encontrada no mercado é conhecida como Escorpião-amarelo e é altamente venenosa.
"Algumas espécies têm um veneno com uma composição química que faz com que eles sejam agentes muito perigosos para o corpo humano, e é esse escorpião que apareceu no supermercado. Tem um veneno muito tóxico, principalmente para criança, causam um quadro doloroso muito forte, com alterações do batimento do coração e alterações respiratórias. É bastante perigosa essa espécie", finaliza.
O especialista destaca ainda que a recomendação é procurar socorro imediatamente, especialmente no caso de acidentes com crianças. A lista completa dos locais de atendimento pode ser encontrada em: https://www.vitalbrazil.rj.gov.br/acesso-soros.html
Essa é uma espécie que se reproduz com facilidade, e costuma ser encontrada em locais onde há comida armazenada. Não há relatos de que alguém tenha sido picado na unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que uma equipe da Vigilância Sanitária, acompanhada por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, irá ao local para a realização de uma fiscalização.
Procurada, a rede não retornou sobre os questionamentos.
Cuidados
Segundo Cláudio Maurício de Souza, biólogo do Instituto Vital Brazil, em casos de encontrar um escorpião, é crucial que não o toque com as mãos desprotegidas.
"Se a pessoa encontrar um escorpião, ela deve procurar se proteger. Jamais tocar com a mão desprotegida, usar luvas se for preciso. Se for possível, com segurança, prender esse animal dentro de um pote e procurar informar a um órgão municipal. Se for necessário, em último caso, ela pode até matar o animal com um chinelo", explica.
O especialista destaca ainda que, nesses momentos, não é aconselhável utilizar inseticidas, já que, dependendo da dose, o animal vai conseguir fugir com vida.
Outras denúncias
Essa não é a primeira vez em que a rede é alvo de denúncias internas. Em agosto deste ano, funcionários relataram ao ENFOCO que frutas, legumes e verduras já podres e, portanto, sem condições de serem consumidos, estavam sendo usados para preparar as refeições dos trabalhadores da unidade.
Além disso, o bebedouro utilizado pelos funcionários está com a tampa quebrada e enferrujada, permitindo a entrada de baratas no recipiente.
Os funcionários também denunciaram punições para quem reclama dos problemas. "Estamos trabalhando há meses assim nestas condições. Muitos reclamaram, foram demitidos e até agora não houve solução", contaram os funcionários, informando ainda que cerca de 150 pessoas trabalham no local.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!