Cidades

Espaço para acolhimento de crianças é inaugurado no Rio

O atendimento é voltado para crianças de 0 a 8 anos. Foto: Marcelo Tavares

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro inaugurou, na manhã desta quarta-feira (24) o Espaço Cazuza, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade. O novo equipamento é voltado exclusivamente para o atendimento de crianças entre 0 e 8 anos.

No local, que já pertenceu à Sociedade Viva Cazuza, estão funcionando o Centro de Formação para a Primeira Infância e as unidades de acolhimento Ana Carolina e Bia Bedran, que estavam instaladas em outros bairros da cidade e foram transferidas.

A secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, explicou as dificuldades de reerguer novamente o espaço em pouco tempo de trabalho à frente da pasta.

"As crianças precisam ser tratadas com amor e acolhimento e esse espaço a gente transfere com toda honra. Foi muito difícil, porque foram só dois meses e todos fizemos um esforço muito grande para ver toda essa estrutura funcionando" disse, emocionada, a secretária.

No total, o espaço tem capaidade para atender 33 crianças. Foto: Marcelo Tavares

O prefeito Eduardo Paes também foi conferir como ficaram as novas estruturas.

"Em tão pouco tempo entregar um espaço com toda essa estrutura e qualidade, só mesmo pessoas muito sensíveis podem fazer esse bom trabalho. Não dá pra olhar as crianças e ver só estatística. São histórias de vida", falou Paes.

O centro de formação desenvolverá uma metodologia voltada para os profissionais da assistência social envolvidos nos cuidados para essa faixa etária. O trabalho será multidisciplinar e inspirado na abordagem Pikler, que, desenvolvida pela pediatra austríaca Emmi Pikler no pós-guerra, consiste na promoção do desenvolvimento infantil através dos princípios de valorização entre o cuidador e o bebê.

O prédio está recebendo nova identidade visual. Foto: Marcelo Tavares

No total, o espaço tem capaidade para atender 33 crianças. A unidade Ana Carolina tem 20 vagas para a chamada primeiríssima infância (de zero a 3 anos), e a Bia Bedran oferece 13, para crianças de 4 a 8 anos, inclusive grupos de irmãos.

< Regras para privatização da Eletrobras são entregues ao Congresso Estado recebe 196 mil doses da vacina de Oxford <