Cidades

Espécie de baleia jubarte é encontrada morta na Região Oceânica de Niterói

Publicada às 16h51 / atualizada às 20h01

Espécie Jubarte apareceu na orla da praia na tarde deste sábado (2). Foto: twitter/EuSoudeNiterói

Uma baleia foi encontrada morta na orla da praia de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, na tarde deste sábado (2).

O mamífero, aparentemente da espécie Jubarte, chegou a encalhar na faixa da areia, mas acabou retornando ao mar. Segundo profissionais Guarda-Vidas que trabalham no local, o animal tem cerca de 15 metros e foi visto por volta das 14h30.

O quartel de Itaipu foi avisado sobre o ocorrido. Equipes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ (Maqua) estão a caminho. Os pesquisadores utilizam o material genético dos mamíferos para análise e estudos sobre a causa da morte, no entanto, não são os responsáveis pela retirada.

A prefeitura de Niterói foi questionada sobre o caso e respondeu que a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) foi acionada para a remoção da carcaça de uma baleia encontrada na praia de Camboinhas em apoio à operação de biólogos e veterinários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que estavam no local. A equipe da Clin estará realizando o monitoramento até que a carcaça encalhe na areia e possa ser retirada. 

Casos

Segundo os pesquisadores do laboratório, o encalhe de baleias no litoral do Rio é comum em certas épocas do ano. Em maio, um tubarão-baleia foi encontrado encalhado na praia de Jaconé, em Maricá. O animal da espécie Rhincodon typus foi achado já sem vida na areia da praia próximo à Rua 1.

Medindo cerca de 6 metros e pesando aproximadamente 5 toneladas, a carcaça foi removida por uma equipe da Autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e levada um local apropriado de descarte.

Em junho, outro filhote de baleia também da espécie Jubarte foi encontrado morto, na areia da Praia de Itaipuaçu, em Maricá.

Logo Enfoco

Cicero Borges

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< ERRATA: Greve pode deixar milhares de passageiros a pé em Niterói, São Gonçalo e região Projeto social é inaugurado na cidade de São Gonçalo com José Aldo <