Cidades

Espetáculo da vacina: Theatro Municipal do Rio vira posto de vacinação

Imagem ilustrativa da imagem Espetáculo da vacina: Theatro Municipal do Rio vira posto de vacinação
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Espaço passou a ser usado como posto de vaicnação. Foto: Karina Cruz

O palco do Theatro Municipal vai receber um novo espetáculo a partir desta quinta-feira (27). A Prefeitura do Rio inaugurou no local mais uma unidade de vacinação. O prédio fica localizado na Avenida Treze de Maio, s/n (entrada lateral), no Centro.

No local, população poderá ser vacinada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada pela lateral do prédio, conforme calendário de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde.

"Além de me imunizar, ainda entro, de novo, nesse lugar maravilhoso e cheio de histórias. Emoção em dobro", resume Cláudio Marcos de Almeida, de 28 anos, ao ser imunizado no espaço.

Nesta quinta-feira poderão receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 quem sofre comorbidades ou pertence aos grupos prioritários na faixa etária de 28 anos no turno da manhã; e de 27 anos, à tarde; além de trabalhadores da Educação a partir dos 46 anos. A datar da próxima semana, a vacinação será estendida para a população em geral, sempre respeitando o escalonamento etário.

Na atual etapa da campanha, que vai até 29 de maio, a vacinação é voltada para os grupos prioritários listados no calendário.

São ainda atendidas nesta etapa, pessoas com síndrome de Down e com doença renal crônica (em diálise) a partir de 18 anos, sem escalonamento etário. Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos, também podem se vacinar. Por orientação do Ministério da Saúde, elas receberão apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Para tomar a vacina é necessário apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de consentimento.

Dois milhões de vacinados

O Rio chegou a marca de 2.026.895 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, o que representa 30% da população carioca, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta quarta, a vacinação ganhou o reforço da Mocidade Independente de Padre Miguel na campanha contra a Covid-19. O novo ponto de vacinação na quadra da escola de samba da Zona Oeste é o quarto da parceria com a ONG Core (Esforço de Ajuda Organizado pela Comunidade, na sigla em inglês) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A escola fica na Av. Brasil, número 31.146 em Padre Miguel.

< Corpo é encontrado com marcas de tiros no bairro de Araçatiba em Maricá Pessoas do Rio que contactaram pacientes com a cepa indiana estão isoladas <