Cidades
Estado do Rio recebe mais de 558 mil novas doses de vacina contra a Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), esclarece que o Ministério da Saúde (MS) entregou ao estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (23), 558.990 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 78 mil doses são da vacina CoronaVac e 480.990 da Oxford/AstraZeneca. A distribuição começa já na noite desta sexta-feira, quando o município do Rio de Janeiro faz a retirada das doses.
No sábado, será a vez de Niterói, Maricá e São Gonçalo, que também retiram os lotes por meio de caminhões, na Central Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. A operação continua no domingo (25), com o envio das doses aos demais 88 municípios do estado, por meio de sete helicópteros.
A pasta ressalta que as doses de Oxford/Astrazeneca vêm sendo liberadas antecipadamente pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, conforme divulgado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em encontro com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, no dia 8 de abril.
Na ocasião, o ministro explicou não ser mais necessário que os lotes da vacina produzida pela Fiocruz passem pelo centro de distribuição do MS, em São Paulo. "Com essa medida, o estado do Rio de Janeiro tem recebido as doses da Oxford/Astrazeneca antes dos demais estados", diz a Saúde.
Sendo assim, deste total de 480.990 vacinas da Oxford/AstraZeneca recebidas nesta sexta (23), mil doses são complementares ao lote de imunizantes recebido pela SES na semana passada e já distribuído aos municípios fluminenses no último domingo (18).
Esse quantitativo de vacinas faz parte da remessa que o MS está enviando aos demais estados nesta sexta-feira. As outras 479.990 doses já fazem parte do adiantamento de vacinas do lote que o ministério irá repassar na semana que vem aos demais estados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!