Cidades

Estado se antecipa e lança plano para chuvas de verão

Chuva que alagou a cidade de Maricá em janeiro deste ano. Foto: Arquivo/ Plantão Enfoco

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, na manhã desta terça-feira (15), um plano de contingência com protocolos de ações de resposta rápida às chuvas intensas.

De acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro, com o verão e a proximidade do mês de janeiro, cresce a preocupação da população, principalmente em relação às áreas de riscos e inundações pela cidade.

"É um guia detalhado que mapeia e orienta todas as ações que devem ser tomadas em caso de ameaças de tempestades, vendavais, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. Nosso objetivo é garantir a proteção da população, além de reduzir danos e, além disso, prejuízos aos cofres, evitando contratações emergenciais. Esse planejamento salva vidas".

Cláudio Castro, governador em exercício do Rio.
Governador em exercício, Cláudio Castro, participou da reunião desta terça (15). Foto: Marcelo Tavares

O documento, criado de maneira integrada com a Defesa Civil e outras secretarias, traça um plano de emergências causadas por chuvas no território fluminense.

"O Plano de Contingência orienta o que deve ser feito, por quem e em cada estágio de emergência, visando a volta ao estágio de normalidade e minimizando impactos", explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Leandro Monteiro.

O documento tem vigência de um ano e foi formulado com base em uma detalhada análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com os 92 municípios do estado.

SITE

Para facilitar a comunicação com a população e estimular a atuação articulada com os municípios fluminenses, o governo criou um hotsite do Plano de Contingência (http://www.contingenciaverao.proderj.rj.gov.br/).

O canal detalha ações planejadas na área de Defesa Civil, fornece informações meteorológicas atualizadas, indica possíveis ameaças de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas, aponta as áreas suscetíveis, além de informar contatos de emergência.

O site também conta com orientações importantes sobre como evitar situações de risco e o que fazer em cada tipo de emergência.

Além disso, foi ampliado também os canais para informar a população sobre os riscos de desastres. Agora, além do SMS, os alertas da Defesa Civil Estadual são enviados também por Whatsapp e Telegram. O cadastramento é gratuito:

Whatsapp: Basta enviar mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções.

Telegram: A adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj

SMS: É preciso mandar o número do CEP para 40199.

< Piscina derruba poste e deixa região sem energia em Maricá Motoristas enfrentam trânsito intenso na Ponte <