Cidades
Estado se antecipa e lança plano para chuvas de verão
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, na manhã desta terça-feira (15), um plano de contingência com protocolos de ações de resposta rápida às chuvas intensas.
De acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro, com o verão e a proximidade do mês de janeiro, cresce a preocupação da população, principalmente em relação às áreas de riscos e inundações pela cidade.
"É um guia detalhado que mapeia e orienta todas as ações que devem ser tomadas em caso de ameaças de tempestades, vendavais, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. Nosso objetivo é garantir a proteção da população, além de reduzir danos e, além disso, prejuízos aos cofres, evitando contratações emergenciais. Esse planejamento salva vidas".
Cláudio Castro, governador em exercício do Rio.
O documento, criado de maneira integrada com a Defesa Civil e outras secretarias, traça um plano de emergências causadas por chuvas no território fluminense.
"O Plano de Contingência orienta o que deve ser feito, por quem e em cada estágio de emergência, visando a volta ao estágio de normalidade e minimizando impactos", explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Leandro Monteiro.
O documento tem vigência de um ano e foi formulado com base em uma detalhada análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com os 92 municípios do estado.
SITE
Para facilitar a comunicação com a população e estimular a atuação articulada com os municípios fluminenses, o governo criou um hotsite do Plano de Contingência (http://www.contingenciaverao.proderj.rj.gov.br/).
O canal detalha ações planejadas na área de Defesa Civil, fornece informações meteorológicas atualizadas, indica possíveis ameaças de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas, aponta as áreas suscetíveis, além de informar contatos de emergência.
O site também conta com orientações importantes sobre como evitar situações de risco e o que fazer em cada tipo de emergência.
Além disso, foi ampliado também os canais para informar a população sobre os riscos de desastres. Agora, além do SMS, os alertas da Defesa Civil Estadual são enviados também por Whatsapp e Telegram. O cadastramento é gratuito:
Whatsapp: Basta enviar mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções.
Telegram: A adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj
SMS: É preciso mandar o número do CEP para 40199.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!