Logo Enfoco


    Cidades

    Estudante de SG é classificada para Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

    Publicado 10/09/2019 às 7:17 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Helen escreveu um poema retratando o seu bairro. Foto: Divulgação - Prefeitura de SG

    Com apenas 10 anos de idade, a pequena Helen Neves Carvalho encantou a comissão julgadora da etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, classificando-se para a etapa estadual do projeto.

    Estudante do 5º ano da Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda, localidade onde mora, Helen fez um poema com o título “O lugar onde vivo”, tema deste ano da Olimpíada. A estudante retratou como era o bairro antes e como está agora. O trabalho de Helen foi escolhido por unanimidade.

    A ideia de inscrever a escola na Olimpíada, que reúne estudantes de todo o Brasil, foi da professora Ana Carolina Teles, regente da turma.

    “Nós resolvemos inscrever a escola no projeto para que os alunos tivessem essa oportunidade de conhecer os gêneros textuais. Eles iniciaram com uma pesquisa e nós construímos um mural bem bacana. Durante as oficinas, os alunos foram conhecendo os poemas de autores consagrados e a partir disso, eles criaram uma apresentação. Depois dessa apresentação, eles foram criando os textos próprios. Nós conversamos como é a estrutura de um poema até chegarmos ao texto final que mandamos para a Olimpíada”, explicou a professora.

    Ana Carolina ressaltou que mesmo que não tivessem sido classificados teria valido a pena participar.

    “Foi um processo muito bacana. Os alunos musicaram poemas de autores consagrados, transformaram outros em apresentação teatral e como nós temos bastante apoio na escola, contamos com todo material necessário ao trabalho. É importante ressaltar a ajuda da professora de apoio Carmem Lúcia de Almeida, que auxiliou na confecção de cartazes e nos ensaios”, afirmou a professora.

    Se Helen for escolhida para representar o estado irá para Brasília para participar da final, acompanhada da professora, um responsável e a diretora da escola. A estudante disse que ficou feliz com a classificação e que está ansiosa.

    “Eu moro no bairro Almerinda, gosto muito de estudar e minha matéria preferida é Português. Adoro fazer redação e gosto da tia Carol porque já estou há dois anos com ela e ela é muito legal. Eu estou muito feliz, porém nervosa. Meu pai, minha mãe e meu irmão me deram parabéns”, contou a menina.

    Para a diretora Isabel Mathias, a classificação mostra o trabalho realizado na escola.

    “Estou muito orgulhosa do trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. O compromisso das professoras com a turma é inegável e foi um ponto positivo para essa conquista e o mais impressionante é que a comissão julgadora, sem nenhum dos componentes terem tido contato um com o outro, escolheram por unanimidade o trabalho da aluna. Porém, todos os trabalhos que foram feitos foram de excelente qualidade, com textos bem elaborados. Essa conquista dá um gás a mais pra gente continuar esse trabalho que estamos desenvolvendo aqui”, afirmou Isabel, complementando que a Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda tem 347 alunos do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental.

    O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, parabenizou a estudante, professoras e toda equipe diretiva.

    “É um orgulho muito grande para o nosso município. Essa classificação é o resultado da qualidade de ensino que oferecemos aos nossos alunos. Parabéns à pequena Helen, às professoras e a toda equipe diretiva da unidade escolar”, concluiu Marcelo.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Serviço de atendimento domiciliar ganha nova sede em SG

    Próximo artigo
    >

    Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 90 milhões

    Relacionados em Cidades