Logo Enfoco


    Cidades

    Evento de Capoeira reúne 2 mil pessoas em Itaboraí

    Publicado 14/09/2019 às 17:12 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Evento acontece tradicionalmente há 25 anos. Foto: Ezequiel Manhães

    A Associação Iê Capoeira comemorou os seus 25 anos neste sábado (14), em Itaboraí, e reuniu cerca de 2 mil pessoas, segundo a organização do evento. No decorrer de todo o dia, artistas se mobilizaram entre shows e demais apresentações culturais.

    Durante a celebração, também foi realizada uma formatura que consagrou novos professores, conforme manda a tradição anual.

    O espaço responsável por receber o público foi o Sítio do Vovô Mozart, no bairro Outeiro das Pedras. No local também foram montadas barraquinhas de comidas e as crianças fizeram a festa na área de brinquedos.

    Para o Mestre Capa, que atua como coordenador geral da companhia, a reunião significa um intercâmbio sociocultural — uma vez que integra pessoas de pelo menos nove estados diferentes. Ele assegura que o evento mostra como a capoeira está viva e resistente.

    “Esse encontro é nacional e nós trabalhamos com esse resgate da nossa essência. Todos os anos a gente procura fazer essa promoção gradual de alunos. Inclusive, hoje é um dia muito especial: a nossa Mestra Tiara vai colar o seu 2º Grau. Ela é a única mulher representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN Rio)”, disse. 

    Outros nomes importantes da capoeira compareceram ao evento, como é o caso dos Mestres Brisa, Rafael Magnata, Zezinho, Apache, Mara, contra mestra Valdira Barros, dentre outros. 

    “Ao entrar aqui eu me emociono por toda a luta. Cada mestre, de variadas regiões do Brasil, tenta ao máximo conceder cultura e visibilidade coerentes nos seus locais de atuação”, comemorou a Mestre Brisa, que atua na Associação Cultural Gueto, em Pituaçu, na Bahia — essa organização, inclusive, está presente em oito países, sendo que o maior trabalho é feito no Japão. 

    De acordo com a professora Renata Suspiro, de 38 anos, a capoeira traz um legado cultural de extrema importância para a sua vida.

    “Eu me baseio nisso aqui para seguir no meu dia a dia. É uma cultura de liberdade e de guerreiros. Em muitos casos deixamos as tradições de outros países dominarem a nossa terra e desprezados as nossas. Esse evento é verdadeiramente um resgate da nossa história”, contou. 

    A instituição aniversariante trabalha no desenvolvimento cultural de crianças, jovens e adultos e contribui com diversas Organizações não Governamentais (ONGs) na Região Metropolitana do Rio. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Campanha Setembro Laranja alerta para a obesidade infantil

    Próximo artigo
    >

    Museu do Ingá disputa prêmio internacional

    Relacionados em Cidades