Cidades

Expo 'Arte e Prevenção' até o final do mês em Maricá

O Dia do Diagnóstico Precoce do HIV, comemorado oficialmente no último sábado (7), foi celebrado com a abertura da exposição “Arte e Prevenção”, do artista plástico Cau Muniz, pela secretaria de Saúde de Maricá. Peças feitas com pastilhas de vidro e óleo sobre tela ficarão expostas até o final de abril nas dependências do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no prédio anexo ao Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, das 8h às 18h.

“A minha ideia com esta exposição é celebrar a vida. Precisamos desmistificar algumas questões e parar de rotular os seres humanos com estereótipos, devemos aceitar uns aos outros do jeito que somos. Todo este trabalho de arte, e antes dele de saúde, é feito para que as pessoas vivam e sejam felizes”, afirmou o artista.

O CTA funciona há 10 anos e passou por reformas no final do ano passado. O espaço já realizou mais de seis mil teste para HIV somente entre janeiro e março deste ano. “Temos com um setor reformado, trabalhando com exames rápidos. Aqui o paciente diagnosticado é atendido em no máximo 72h. Hoje a Secretaria de Saúde de Maricá está indo contra o que tem sido visto em outros municípios, onde há encolhimento de equipes e diminuição no atendimento aos pacientes. Nós buscamos facilitar a vida do usuário, para que ele tenha acesso aos médicos, aos assistentes sociais, aos enfermeiros e a todas as equipes de apoio”, afirmou o infectologista Marcelo Velho Mendes.

A primeira dama do município, Rosana Horta, a subsecretária de Assistência Social, professora Laura Costa, a coordenadora da Saúde Mental, Edna Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kelly Baquero, os coordenadores regionais da pastoral da AIDS da metropolitana do Rio de Janeiro e diversos representantes estiveram presentes ao lançamento da exposição.

< Cederj oferece graduação à distância Preso suspeito de participar de chacina em Maricá <