Logo Enfoco


    Cidades

    Exposição na Praia das Pedrinhas homenageia Iemanjá em São Gonçalo

    Publicado 18/09/2021 às 20:14 | Atualizado em 18/09/2021 às 20:46 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Exposição na Praia das Pedrinhas homenageia Iemanjá em São Gonçalo
    Mostra presencial reuniu trabalhos dos fotógrafos Junior Franco, Laura Lima e Luisa Alvarenga. Foto: Luiz Carvalho

    A recém-inaugurada Praça das Pedrinhas, no Boa Vista, recebeu, neste sábado (18), a exposição “Presente de Iemanjá”, composta por uma coletânea de fotos dos 12 anos da festa. A celebração é realizada tradicionalmente no primeiro domingo após o dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, no entanto, por conta da pandemia, não pôde ocorrer neste ano.

    A mostra presencial, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, reuniu trabalhos dos fotógrafos Junior Franco, Laura Lima e Luisa Alvarenga.

    “Entendendo a importância do evento, optamos em fazer uma exposição on-line e um dia da mostra presencial, que ocorreu neste sábado, com fotos que apresentam nossa festa. O secretário Douglas Ruas nos ajudou com as condições para a exposição, que respeitou todas as normas sanitárias. Com responsabilidade, podemos celebrar esse dia e lembrar dos nossos ancestrais”, disse Mãe Márcia D`Oxum, presidente da comissão organizadora do evento.  

    “A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais participou com muita alegria desta edição do Presente de Iemanjá, em especial nesse momento de pandemia, onde temos que agradecer pela vida. A festa, que é patrimônio cultural da cidade, recebe pessoas do país inteiro. Além disso, enfatizamos a responsabilidade que a cidade tem com as religiões de matrizes africanas, visto que São Gonçalo é o berço da Umbanda. Foi um prazer poder ter participado nesse momento importante”, afirmou a subsecretária Maria Gabriella Bessa. 

    Também esteve presente na exposição Leon Araújo, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que destacou a importância da parceria com a tradicional festa visando mapear todas as celebrações do Estado do Rio. 

    “Queremos entender os desafios e dificuldades dessas manifestações culturais para que possamos gerar uma documentação e fomentar esses eventos e criar políticas diretamente voltadas para que essas celebrações sejam fortalecidas”, declarou Leon.

    A comissão organizadora da festa é formada também por Iyalaxé Arethuza D’Oya, Baba Milton de Omolu, Baba Cristiano de Oxossi, Mameto Zinguere de Oxum, Humbono Paulo de Ogun, Iyá Odé Carol Ekedi, Baba Ícaro de Oxóssi, Iyá Nilza de Oxóssi, Iyá Vânia de Oyá, Mãe Eliete de Yemanjá, Iyakekere Eliana de Yemanjá, Ekedi Nalu de Yewá, Iyá Márcia de Oxaguiã e Baba Marco Aurélio de Oxóssi.

    Nesta edição do evento, o homenageado é o saudoso Babalorixá Bira de Omolu, que foi membro da comissão desde os primeiros anos da festa Presente de Iemanjá. A exposição on-line do Presente de Iemanjá também pode ser conferida através do link http://www.omidaye.com.br/presentedeiemanja2021

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Após ataque à viatura, polícia prende dupla em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Idosa é presa com produtos furtados de shopping em Niterói

    Relacionados em Cidades