Arte

Exposição no MAC encanta público com diversas cores e formas

O responsável pela exposição é o artista Toz Viana

Cores e formas ganham destaque nas mãos de Toz Viana
Cores e formas ganham destaque nas mãos de Toz Viana |  Foto: Péricles Cutrim
 

Niterói é a cidade escolhida pelo artista plástico e grafiteiro há 25 anos, Tomaz Viana – Toz, para ser palco da exposição 'Todas as Cores'. As mais de 20 obras do artista trazem cores, formas e alegria para o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. A exposição inaugurou neste sábado (10) e a estreia está sendo embalada por shows de diversos artistas, exclusivos deste fim de semana inicial. A exposição estará em exibição no MAC até o dia 30 de julho. 

Um dos destaques da exposição está localizado logo na entrada do MAC. Se trata de uma pintura interativa no pátio do museu que dá a impressão que o prédio projetado por Oscar Niemeyer, na Boa Viagem, está flutuando sob o céu.

Segundo Toz, a estrutura da exposição começou a se montada há cerca de dois anos. O baiano, que se mudou para o Rio ainda na adolescência, busca, desde então, trazer cores para os espaços cinzas do estado.

"A ideia da exposição 'Todas as Cores' surgiu num período pós-pandêmico e, pela necessidade natural do momento, eu comecei a sair e conhecer vários artistas da música, multicoloridos, multigêneros. Isso tudo me inspirou num movimento para as minhas telas. O Vendedor de Alegria era um personagem que antes parecia único e depois começou a parecer com vários. Isso me chamou a atenção para o tema e para essa diversidade. Foi aí que eu comecei a trabalhar essa ideia de multi, o colorido, a junção das cores, das formas, do equilíbrio entre elas e de falar dos gêneros e da diversidade humana, que é maravilhosa e admiro muito", afirmou Toz ao ENFOCO. 

A exposição em questão tem como personagem principal o 'Vendedor de Alegria', que representa uma realidade ensolarada, alegre, cheia de vida e alto-astral, inspirado nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras com bolas coloridas. O personagem foi escolhido para ser a figura central, pois traz consigo boas vibrações e energias, surgindo na mostra com novos detalhes, ineditamente se conectando com seus próprios e múltiplos braços, se unindo em um só abraço, um forte abraço coletivo. Todas as obras mostram perspectivas distintas desse mesmo personagem. A curadoria do projeto é de Cammila Ferreira.

"A minha expectativa de público é ótima! Eu nunca fiz nada em Niterói, é uma cidade que adoro, que me acolheu bem, o MAC me acolheu bem. Tá perfeito! Espero que o público goste, inspire e que venham a surgir novas coisas aqui, nessa cidade que é tão linda", contou o artista plástico e grafiteiro. 

Opinião do público 

A engenheira química Thaís Oberlaender, de 34 anos, é niteroiense e resolveu se reunir com seu filho pequeno, e as mães de outros coleguinhas dele da mesma idade, para visitar o MAC nesse primeiro dia de exposição. "Tô achando muito bacana, sou de Niterói, mas é minha primeira vez aqui no MAC. Estou achando lúdico, colorido, com vida e alegria e queria até um quadro nesse na minha casa. Estou achando incrível!", disse. 

Os traços de Toz atraem pessoas de todo o país. É o caso da aposentada Rita de Cássia Zuccolotto, de 51 anos, que curtiu o primeiro dia de exposição com a filha Nicole, de 20 anos. "A gente está passeando pela cidade, visitando uma tia. Somos do Vitória, no Espírito Santo, e viemos passar o feriado aqui, foi quando ficamos sabendo da exposição e resolvemos vim. Eu já tinha vindo aqui há anos, o visual é lindo, mas, quando entrei, fiquei encantada com a exposição, mostra uma união, tem as figuras geométricas, os desenhos, estou encantada! A arte e a cultura nos sensibiliza", contou. 

O casal Ana Luisa Bassin e Carla Rodrigues já são fãs de Toz e acompanharam outras exposições dele. Moradoras do Rio, elas resolveram aproveitar o fim de semana para ver a estreia do artista em Niterói. "Tá tudo lindo, colorido! É um clima de alegria, ele consegue transmitir isso que a obra propõe. A gente gosta das coisas coloridas e alegres e ele trabalha com isso", disse Ana, que tem 29 anos e é jornalista. "Temos o shimu, que é um bonequinho azul dele, característico dele. Fica na nossa casa", contou Carla Rodrigues, que é publicitária e tem 43 anos. 

  • São cerca de 24 obras do artista
    São cerca de 24 obras do artista
  • As peças encantam o público
    As peças encantam o público
  • Formas e cores ganham vida nas mãos de Toz
    Formas e cores ganham vida nas mãos de Toz
  • O foco é no personagem 'Vendedor de Alegria'
    O foco é no personagem 'Vendedor de Alegria'
  • A exposição do artista se chama 'Todas as Cores'
    A exposição do artista se chama 'Todas as Cores'
  • Rita e Nicole são do Espírito Santo e estão passando o feriado na Cidade Sorriso
    Rita e Nicole são do Espírito Santo e estão passando o feriado na Cidade Sorriso
  • Ana Luisa e Carla são fãs do artista há anos
    Ana Luisa e Carla são fãs do artista há anos
  • Toz fez uma intervenção artística na entrada do museu
    Toz fez uma intervenção artística na entrada do museu
  • O MAC é palco da exposição do artista
    O MAC é palco da exposição do artista
 

Outros trabalhos

Toz é formado em Design. Ele já apresentou outras obras no Rio desde a década de 90, sempre com a ideia de trazer alegria para os mais variados locais. Ele pintou um painel de 30 metros na Rua Sacadura Cabral, na Zona Portuária do Rio, e o muro do Hotel Marina, no Leblon, na Zona Sul. 

Em 2013, além de ter participado da sua primeira feira de arte internacional, a Brazilian Art Fair, em Miami, também lançou um livro compilando seus principais trabalhos. Em 2014, realizou sua primeira mostra institucional individual “Metamorfose”, ocupando o Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2015, abriu sua primeira individual internacional, em Paris, com a Instalação “Vendedor de Alegria”. Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de graffiti indoor em Nova York e Hong Kong. Em 2018, realizou a individual Toz - Cultura Insônia na Caixa Cultural Recife.

Shows neste fim de semana

Este fim de semana de estreia da exposição será acompanhado de diversos show. No sábado (10), no período da tarde, tocarão o MC Marechal, Loh e DJ Tamy ( com a participação especial de Marcelinho Marinho e Realleza).

No domingo (11), se apresentarão no palco do local os artistas Tiago THC, Lelekito, Mandinga Beat, DJ Joss Dee (com a participação especial: Becca Perret e Realleza). 

Em ambos os dias, os shows começarão às  14h30 e irão até às 17h.

Serviço

“Todas as cores”

De 10 de junho a 30 de julho de 2023.

MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.

Pátio - Aberto todos os dias, das 9h às 18h.

Galerias - De terça a domingo, das 10h às 18h (a rampa de acesso às galerias é fechada às 17h30).

Ingressos- Inteiro: R$16,00 (dezesseis reais) e meia-entrada: R$8,00 (oito reais) - é exigida a comprovação do direito ao benefício na  bilheteria do museu. Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores.

Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra e podem ser adquiridos online no site bit.ly/ingressoMACniteroi.

Gratuidades: Estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), crianças de até 7 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas moradoras ou nascidas em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita. 

< Fundador da ONG Rio de Paz tem perfis hackeados nas redes sociais Diversão e atrações gratuitas até domingo em São Gonçalo <