Mudanças

Faixa seletiva de ônibus na Avenida Brasil volta com radar e multa

Novas medidas passarão a valer a partir do próximo sábado (7)

O motorista que invadir a faixa sofrerá uma multa gravíssima deR$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação
O motorista que invadir a faixa sofrerá uma multa gravíssima deR$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação |  Foto: Divulgação
  

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quarta-feira (4), que a Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, voltará a ter uma faixa seletiva exclusiva para ônibus nos dois sentidos em preparação para o funcionamento do BRT Transbrasil, a partir de sábado (7). Se motoristas de carros de passeio, vans e até táxis invadirem a pista cometerão uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação. 

"A volta da seletiva é uma preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil a partir do ano que vem. É importante ressaltar que só será permitido o tráfego de ônibus. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos, e se trafegarem serão multados", destacou a secretária de Transportes Maína Celidonio.

A faixa exclusiva terá 22 quilômetros de extensão e ficará à esquerda de cada lado da pista. Além disso, o limite de velocidade será de 70 km/h e também será fiscalizada por 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, destacou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

A fiscalização vai ser feita através de 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, além de equipes da CET-Rio. Vamos fiscalizar não só excesso de velocidade como também invasões da pista seletiva por veículos não autorizados. O nosso objetivo é o de privilegiar o transporte coletivo" Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio
O corredor exclusivo funcionará do Caju até Guadalupe, ambos na Zona Norte do Rio. A faixa, apesar de ser restrita para ônibus e micro-ônibus, veículos do Corpo de Bombeiros, socorro de incêndio e salvamento, das polícias, operação de trânsito ou de preservação da ordem pública, poderão utilizar a via.

O corredor exclusivo funcionará do Caju até Guadalupe, ambos na Zona Norte do Rio. A faixa, apesar de ser restrita para ônibus e micro-ônibus, veículos do Corpo de Bombeiros, socorro de incêndio e salvamento, das polícias, operação de trânsito ou de preservação da ordem pública poderão utilizar a via.

Com o início da operação, o acesso ao Viaduto da Treliça, no Caju, não será mais permitido o tráfego de veículos de passeio, somente ônibus. Além disso, o Viaduto da Avenida dos Campeões, em Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.

Mais detalhes do BRT Transbrasil

- A seletiva irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias da semana.

- Aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a faixa para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.

- A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.

- A faixa exclusiva sentido Caju começa na Estação Guadalupe e seu término ocorre na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

- São 7 kms de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via são sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

- A seletiva contará com ampla sinalização, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.

Transbrasil

Quando a Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus seguirão podendo utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados "amarelinhos". Em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos. Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.

Sobre o trânsito de veículos não autorizados

De acordo com o Art. 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

Transporte público carioca

A requalificação do sistema BRT faz parte do processo de reconstrução do transporte público do Rio, com destaque para a compra de 628 novos ônibus, reforma de todas as estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público. Além disso, a prefeitura está implantando gradualmente o Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município.

BRT Transbrasil na reta final

A Prefeitura do Rio inaugurou, no último dia 20 de setembro, o Terminal de Integração de Deodoro, que começou a receber, num primeiro momento, os ônibus articulados do BRT Transolímpica. Com o avanço das obras do BRT Transbrasil, até o final deste ano passará a operar a ligação de ambos os corredores expressos chegando ao Terminal Intermodal Gentileza. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021 e o investimento total é de R$ 1,9 bilhão.

Obras do Terminal Intermodal Gentileza 

As obras do Terminal Intermodal Gentileza seguem aceleradas. Ele vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT. As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016.

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