Cidades
Falsa vacinação contra Covid-19 é investigada em Niterói
A falsa aplicação de vacina contra Covid-19 em um idoso, morador de Niterói, no posto drive-thru do campus da UFF, no Gragoatá, Zona Sul da cidade, na última sexta-feira (12), está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o momento em que a técnica de enfermagem insere a seringa e retira sem aplicar a dose.
A Prefeitura de Niterói informou que, ao tomar conhecimento do fato, identificou a profissional de saúde, que foi imediatamente afastada de suas funções. O fato está sendo apurado e as medidas cabíveis serão tomadas.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, uma auditoria foi realizada no local, como já ocorre diariamente, e constatou que apenas uma seringa foi descartada com líquido.
"A família do idoso foi imediatamente acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, no qual o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso", disse a prefeitura em nota.
Familiares do idoso confirmaram a informação que ele foi devidamente vacinado após o ocorrido. Um segundo vídeo mostra o momento em que ele recebe uma dose da Coronavac em casa.
Vacinação
A Secretaria de Saúde está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais e no site da prefeitura.
Neste momento estão sendo vacinados idosos a partir de 88 anos nas policlínicas de Piratininga, Fonseca, Barreto, São Lourenço, Vital Brazil e Itaipu e no posto drive thru no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). É preciso apresentar documento de identidade que comprove a data de nascimento.
Os idosos poderão entrar nas unidades das 8h às 16h e a vacinação acontecerá até 17h.
Drive-thru – Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos.
O posto estará aberto das 8h às 20h e terá capacidade para atender oito veículos por vez. Os idosos não precisam sair dos carros para receberem a dose, mas precisam apresentar um documento de identidade comprovando a idade.
Acamados – A vacinação dos idosos acamados a partir de 88 anos também continua. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Na hora do agendamento tem que ser informado o nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!