Ilegais
Falsos corretores: ação descobre mais de 3 mil malfeitores no Rio
Operação no primeiro semestre fiscalizou 92 municipios no estado
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) informou que segue realizando uma ação intensiva no combate a falsos corretores em todo o estado. Os esforços resultaram, segundo o Conselho, na emissão de 11.661 autos de constatação, tirando de circulação 3.159 corretores ilegais. As demais autuações foram por infrações (372) e pequenas notificações (1.173).
Apenas no primeiro semestre de 2024, os fiscais visitaram 92 municípios no estado do Rio de Janeiro com o objetivo de garantir operações imobiliárias seguras e em conformidade com as normas vigentes. As ações são realizadas em imobiliárias, estandes de vendas, loteamentos, feiras de vendas de imóveis ou qualquer estabelecimento onde haja denúncia de negociação irregular de imóvel.
Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas autuadas pelo exercício ilegal ou facilitação serão enquadrados no artigo 47 da Lei de Contravenção Penal.
Os agentes também efetuam o trabalho de retorno aos locais anteriormente notificados para verificar se as irregularidades foram resolvidas. “Nosso objetivo é proteger tanto a sociedade quanto os profissionais que atuam de maneira correta”, disse o fiscal Ivan Rodrigues. O superintendente do Conselho, Marcus Limão, comenta que, ao todo, foram efetuadas 4.870 diligências, sendo quase metade delas (2.418) motivadas por denúncias.
"Hoje a maior parte das denúncias contra os contraventores vem dos próprios cidadãos. Percebemos que a sociedade é nossa parceira e a classe profissional reconhece nosso esforço. É importante mostrarmos para a sociedade nossos números. A todo momento estamos tirando de circulação muitos ilegais, ou seja, pessoas que se passam por corretores de imóveis e aplicam golpes a todo momento no mercado imobiliário, causando uma série de prejuízos financeiros e emocionais a diversas pessoas", disse Marcus.
O Conselho tem desenvolvido, de forma constante e em diversas frentes, operações conjuntas com outros órgãos, como Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), entre outras.
Outro aspecto é o trabalho de conscientização por meio da van itinerante. Somente no primeiro semestre de 2024, o veículo rodou por 25 localidades, passando por bairros da cidade do Rio de Janeiro e também municípios como: Niterói, Valença, Vassouras, Xerém, Petrópolis, Resende, Maricá, Itaguaí, Cordeiro, Macaé, Campos dos Goytacazes e Magé.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!