Saúde

Falta de kit preventivo deixa mulheres sem exames em Niterói

Segundo relatos, caso persiste há mais de dois meses

Unidade está há mais de dois meses sem ter os materias para a realização do exame preventivo
Unidade está há mais de dois meses sem ter os materias para a realização do exame preventivo |  Foto: Karina Cruz
 

As unidades de saúde do Programa Médico de Família em Niterói estão sendo alvos de denúncia devido à falta de kits preventivos e médicos para realizar os exames em mulheres. O caso persiste há mais de dois meses e, quem vai às unidades para fazer procedimentos de rotina, se depara com remarcações.

Esse é o caso da secretária Mara Barbosa, de 56 anos, que conta já estar há meses sem conseguir realizar os exames em que, periodicamente, faz todos os anos. A situação a preocupa, já que, em sua família, existe um histórico de outras mulheres que tiveram câncer. 

"Fico sem chão. Estou querendo fazer os exames para me prevenir de certas doenças e fico à mercê de espera. Vou fazer 57 anos, fico com muito medo de câncer. Os meus pais morreram dessa doença", relatou preocupada.

Segundo a ela, todas as vezes em que chega na unidade Programa Médico de Família, do Boa Vista, a resposta é sempre a mesma: voltar e esperar pela chegada do kit. 

Fico sem chão. Estou querendo fazer os exames para me prevenir de certas doenças e fico à mercê de espera. Vou fazer 57 anos, fico com muito medo de câncer Mara Barbosa, secretária
  

O problema se repete na unidade do Badu. De acordo com um dos profissionais de saúde do local, que preferiu manter anonimato, a unidade não possui médicos para a realização dos exames. Os relatos ainda concluem que, na fila de espera, cerca de 20 mulheres estão aguardando chegar a vez para o atendimento.

Caso persiste há mais de dois meses e, quem vai às unidades para fazer procedimentos de rotina, se depara com remarcações
     
De acordo com relatos, a unidade não possui médicos para a realização dos exames
De acordo com relatos, a unidade não possui médicos para a realização dos exames |  Foto: Karina Cruz
  

Em Maruí, o mesmo problema acontece, de acordo com relatos de uma fonte interna da unidade. Além de não possuir o kit, caso alguém vá na clínica para realizar o periódico, vai ter que voltar para casa. Além disso, a unidade também sofre com um défict de medicamentos nos estoques, de acordo com o relatado. 

"Em nenhum módulo tem esse equipamento para fazer o preventivo. E o módulo que tem não tem profissional hábil a ser feito. No Maruí, nós tivemos, no sábado, uma campanha de preventivo feita pela UFF, então conseguiu adiantar bem os pacientes. Mas isso foi feito em alguns módulos, não foram para todos. Mas há realmente a necessidade de medicação", disse.  

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a secretaria Municipal de Saúde de Niterói finalizou a compra dos insumos para a realização dos exames preventivos e as unidades do Médico de Família estão sendo abastecidas.

Em relação aos atendimentos, a Fundação Estatal de Saúde esclarece que a realização do exame preventivo é feita de acordo com a busca ativa das mulheres, dentro da faixa etária recomendada, considerando que todas as unidades do Programa Médico de Família possuem o cadastro dos pacientes correspondentes a região de atuação. Não há falta de profissionais para o procedimento

< Cantora do grupo Rebelde participa de show e fãs se emocionam Suspeito diz que ordem para matar idosa e diarista veio de comparsa <