Conservação

Falta de poda em árvores causa problemas a moradores da Zona Norte

Galhos atrapalham até a luminosidade do bairro

Galhos e as folhas já tomaram conta também dos postes
Galhos e as folhas já tomaram conta também dos postes |  Foto: Pericles Cutrim
 

Moradores da Tijuca, na Zona Norte do Rio, reclamam da falta de poda nas árvores da rua General Pena. Segundo relatos, o bairro vem sendo abandonado pela prefeitura, que não realiza a manutenção das plantas e muito menos o reparo nas calçadas, danificadas pelas raízes.

A cabeleireira Cláudia Carneiro, de 55 anos, conta que precisa viver com constante medo de deixar o filho brincar no quintal. Segundo a profissional, os galhos das árvores são tão grandes que invadem até a casa dela.

"Quando venta, cai muito galho seco. O galho tá em cima da minha casa, e só quando cai que tomam uma providência. Essas árvores não são podadas. Eu tenho um filho, ele tem TDAH (transtorno de déficit de atenção), ele gosta de brincar, então ele não fica na varanda porque eu tenho medo", conta.

Os galhos e as folhas já tomaram conta também dos postes. Segundo Cláudia,  à noite, a rua fica totalmente escura, já que as lâmpadas acabam cobertas pelas folhagens. 

A aposentada Marli Miranda, de 81 anos, caminha pela rua com os olhos atentos. De acordo com a moradora, o medo de tropeçar nos sobressaltos das calçadas é enorme, já que o chão está repleto de rachaduras.

"A gente quase cai nessa calçada, toda quebrada! Lixo espalhado, essas coisas que a gente sofre aqui. A situação aqui está precária! Fica caindo galho direto quando venta, arriscado a gente ficar sem luz. Várias coisas para eles fazerem e não fazem!", diz.

Em nota, a Comlurb, informa que este ano recebeu, via 1746, 29 solicitações de manejo de árvores na rua General Roca, na Tijuca. Desse total, foram realizados 14 manejos, outros dois estão aguardando agendamento da Light por estarem em contato com a rede elétrica, e o restante receberam vistoria e as árvores estão na programação para receber o serviço.

Quanto à limpeza, a companhia disse que a rua conta com varrição três vezes por semana na parte da manhã. A coleta é realizada também três vezes por semana à noite. 

< Internado, Carlos Alberto de Nóbrega tem estado de saúde atualizado Bebê de 2 anos morre após levar socos em Niterói; padrasto é preso <